Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Mau tempo destrói centenas de casas em Moçambique

27 dez, 2019 - 18:44 • Lusa

Temporal atingiu sobretudo a cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado.

A+ / A-

Um total de 510 casas foram afetadas pelo mau tempo na cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, disse à agência Lusa fonte do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

"Deste número, 450 casas foram parcialmente destruídas e outras 60 foram totalmente devastadas. Mas este são dados preliminares", disse a delegada do INGC em Cabo Delgado, Elisete da Silva.

O mau tempo começou na noite de quinta-feira, tendo afetado os bairros de Eduardo Mondlane, Paquitequete, Natite e Cariocó, na cidade de Pemba.

"As pessoas que tiveram as suas casas afetadas foram alojadas em casa de familiares ou em casa de vizinhos. Não foi necessário abrir centros de acolhimento", explicou a delegada do INGC em Cabo Delgado, acrescentando que a entidade continua atenta à situação tendo em conta que as previsões apontam para mais chuva.

Na quinta-feira, a Direção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos do Ministério das Obras Públicas de Moçambique alertou para possíveis inundações em bairros de Pemba e Nacala-Porto, nas províncias de Cabo Delgado e Nampula, no norte do país.

Em Nampula, de acordo com o delegado do INGC naquela província, Alberto Armando, não houve registo de danos, na medida em que o regime da chuva que caiu foi fraco e moderado.

"Vamos continuar a acompanhar a situação porque a previsão indica para mais chuva nas próximas horas", disse à Lusa Alberto Armando.

No documento de alerta, o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos alerta também para a subida das águas nas bacias hidrográficas dos rios Monapo, Lúrio, Megaruma, Montepuez, Messalo, Rovuma e Mecuburi.

Em abril, alguns pontos da província de Cabo Delgado foram atingidos pelo ciclone Kenneth, que causou a morte a 45 pessoas e afetou outras 250 mil.

Um mês antes da passagem do Kenneth, o centro de Moçambique foi devastado pelo ciclone Idai, que provocou 604 mortos e afetou cerca de 1,5 milhões pessoas no centro do país, além de destruir várias infraestruturas.

Entre os meses de novembro e abril, Moçambique é ciclicamente atingido por ventos ciclónicos oriundos do Índico e por cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral.

No total, 714 pessoas morreram durante o período chuvoso em 2018/2019, incluindo 648 vítimas dos ciclones Idai e Kenneth.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+