Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau Tempo. "Milhares" de habitações sem luz devido à depressão Elsa

19 dez, 2019 - 14:13 • Lusa

Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real são os distritos mais afetados.

A+ / A-

O fornecimento regular de energia elétrica foi interrompido esta quinta-feira "em milhares de lares" devido ao mau tempo, sendo Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real os distritos mais afetados, anunciou a EDP Distribuição.

Contactada pela agência Lusa, fonte da empresa disse não ser possível contabilizar o número concreto de habitações afetadas por esta falha energética por se tratar de uma "situação evolutiva".

As situações de interrupção de energia têm sido regularizadas, estando no terreno mais de 400 operacionais e 150 viaturas, refere a EDP, em comunicado.

Devido à depressão Elsa, que tem causado estragos por todo o país, a EDP Distribuição reforçou as equipas operacionais em todo o território, declarando "estado perturbado" na zona norte e interior do país.

"Ao ativar estes estados em situações de crise, a empresa garante o reforço das equipas operacionais, de forma a que estejam prontamente aptas a atuar na reposição do fornecimento de energia elétrica. Esta mobilização acontece em todo o território, prevendo-se a deslocação de equipas, de forma a garantir uma maior concentração de recursos nas zonas onde se verifica maior impacto", sublinha.

Na nota, a empresa adianta que os municípios mais afetados são, até às 13h, Amarante, Braga, Guimarães, Esposende e Barcelos.

A EDP Distribuição mantém-se em articulação com as estruturas locais e nacionais da Proteção Civil, bem como em ligação permanente ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para garantia de informação atualizada, esclarece.

O IPMA emitiu para esta quinta-feira um aviso vermelho para nove distritos devido à previsão de chuva forte e rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+