Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Autoridade da Concorrência acusa Meo e Nowo de formarem cartel

20 dez, 2019 - 17:03 • Sandra Afonso

As duas empresas de telecomunicações constituíram um cartel para repartirem o mercado e fixarem os preços das chamadas móveis, vendidas isoladamente ou em conjunto com comunicações fixas, segundo o regulador.

A+ / A-

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusa as operadoras Meo e Nowo de formarem um cartel nos serviços móveis.

As duas empresas de telecomunicações constituíram um cartel para repartirem o mercado e fixarem os preços das chamadas móveis, vendidas isoladamente ou em conjunto com comunicações fixas, segundo a AdC.

Este cartel provocou o aumento dos preços, a redução da qualidade dos serviços prestados e restrições na disponibilização geográfica dos serviços, “que penalizaram os consumidores em todo o território nacional.”

Estas práticas arrastaram-se durante, pelo menos, um ano, entre 2017 e 2018.

O processo foi aberto na sequência de uma denúncia, no âmbito do Programa de Clemência, que prevê a dispensa ou redução de coima em processos de cartel, à primeira empresa a denunciar.

A Autoridade da Concorrência sublinha, em comunicado, que nesta fase do processo é dada oportunidade às empresas de se defenderem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+