Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa ofereceu prenda a Marcelo. Os dois pedem “estabilidade” num 2020 “muito exigente

16 dez, 2019 - 19:46 • Susana Madureira Martins , com redação

Presidente da República lembrou que o novo ano tem essa importância de ter dois orçamentos em discussão de uma assentada. Primeiro-ministro destacou a excelente relação com Marcelo Rebelo de Sousa.

A+ / A-

O Presidente da República e o primeiro-ministro estão de acordo: o próximo ano vai ser especialmente exigente. No habitual encontro de cumprimentos de boas festas no Palácio de Belém, em dia de entrega de Orçamento do Estado, no Parlamento, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que 2020 tem essa importância de ter dois orçamentos em discussão de uma assentada.

“O ano que vem é um ano muito exigente. A professora Maria de Sousa, que é minha amiga, costuma dizer que a exigência é uma sentinela que não pode dormir. E aplica-se bem ao próximo ano. Independentemente da conjuntura europeia e mundial, no próximo ano serão votados dois dos quatro orçamentos desta legislatura. Metade dos orçamentos da legislatura é votada num ano, o que esse ano muito importante em termos financeiros, económicos e sociais para a vida dos portugueses.”

Começa também em 2020 a presidência da União Europeia (UE), a Conferência dos Oceanos, a cimeira da CPLP. Vai ser um ano cheio, importante e intensamente vivido, resume Marcelo Rebelo de Sousa.

O primeiro-ministro foi o primeiro a apresentar cumprimentos. Ofereceu um cachecol da Federação Portuguesa de Futebol ao Presidente, para que possa assistir ao Europeu do próximo ano.

Nos seus cumprimentos ao chefe de Estado, António Costa assume que o próximo vai ser um ano exigente e a fazer contas a uma legislatura completa.

“Temos quatro anos pela nossa frente um ano novo que vai ser o início de uma nova década, onde temos vários desafios estratégicos para enfrentar em conjunto, desde as alterações climáticas, a dinâmica demográfica, os desafios da transição para a sociedade digital e esse combate permanente contra as desigualdades. Sabemos que o senhor Presidente da República partilha connosco da preocupação com todos estes objetivos e que será sempre atento na forma como o país se mobiliza coletivamente para enfrentar estes desafios.”

António Costa salienta também a excelente relação com o Presidente da República ao longo destes anos de convivência e a garantir que esse relacionamento é para continuar.

“Da nossa parte sabe o que pode contar. Não é a primeira vez que estamos aqui. O próximo ano será igual a todos os anos desde o início deste primeiro mandato do senhor Presidente. Aqui estamos para manter este relacionamento da forma mais saudável, que eu acho que tem sido muito positivo para a imagem externa do país e para a unidade interna. Acho que o país aprendeu muito ao longo destes quatro anos da saudável convivência de órgãos de soberania e eu acho que, seguramente, assim vamos continuar a manter.”

Marcelo Rebelo de Sousa ainda achou pouco protocolar pôr o cachecol com as cores da seleção ao pescoço, mas lá o fez, mas avisou que o desporto não é tudo para os portugueses.

“O desporto é muito importante, mas o que importa aos portugueses é que vai ser um ano em que as questões económicas, financeiras e sociais serão significativas. E eu espero, quando nos encontrarmos aqui, daqui a um ano, espero podermos olhar para trás e podermos dizer que foi um ano estável. E melhor se pudemos dizer que foi um ano que superou o ano anterior em termos de metas na vida dos portugueses.”

O Presidente da República fez um balanço do ano que agora está a acabar e achou que a legislatura passou rápido.

“Foi mais um ano de convivência estável e solidária entre o Presidente da República e o Governo. E com isso se passou uma legislatura, sem que nós dessemos por isso. Passou uma legislatura e os portugueses decidiram confiar em vossa excelência novamente e no partido que lidera, não ilimitadamente, nunca o seria em democracia. Os anos que passaram foram de estabilidade política, institucional, financeira e económica. Isso foi bom para o país.”

Só ficaram a faltar na cerimónia quatro ministros: o do Mar, Administração Interna, Negócios Estrangeiros e Agricultura.

Marcelo Rebelo de Sousa dirigiu-se a Mário Centeno, a notar que deverá ser o único chefe de Estado que dá as boas festas a um ministro das Finanças e ao presidente do Eurogrupo ao mesmo tempo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Agostinho Couto
    16 dez, 2019 linden 23:06
    O Sr Costa oferece uma prenda bem ,docinha ao seu amigo Marcelo , mas pelo contrario oferece a maioria da populacao , uma prenda ,,bem mais amarga ,,,, pois e uns com tudo e outros quase sem nada , , o que cai fora do tacho escorre para aqueles que teem que viver com o que resta dos ,,poderosos ate a Lazaro aconteceu isso e ja la vao mais de ,,dois mil anos ,,,mas o filme continua a ser o mesmo ,, e possivelmente ,,numca mudara ,,,,

Destaques V+