Emissão Renascença | Ouvir Online
Pedro Leal
Opinião de Pedro Leal
A+ / A-

Eles ainda comem criancinhas?

16 out, 2015 • Pedro Leal • Opinião de Pedro Leal


O problema não é um governo de esquerda ou de direita. O problema é o tipo de compromisso.

Não creio. Acredito mesmo que nunca tenham comido. Mas para quem tem hoje 40, 50 anos, esta foi uma frase que se habituou a ouvir na infância: “Os comunistas comem criancinhas”. Em boa verdade, a culpa é do Estaline e dos que nunca levaram a sério as denúncias de Nikita Khruschev.

A discussão sobre quem deve ou não formar governo surge nas vésperas de uma data simbólica para Portugal: o 25 de Novembro. Vale a pena, por isso, recorrer à memória. Em pleno “Verão Quente”, em Agosto de 1975, era publicado o “Documento dos Nove”, inspirado por Melo Antunes. Nele rejeitava-se a via seguida pelo MFA (Movimento das Forças Armadas), e rompia-se com o então modelo soviético. O país estava no fio da navalha; entre “os amanhãs que cantam” e a guerra civil. A 25 de Novembro, o PC não saiu à rua e Ramalho Eanes e Jaime Neves terminam com as aventuras do gonçalvismo.

Nessa mesma altura, Melo Antunes estica a mão ao PCP e diz o que muitos não lhe perdoaram: o PCP é “imprescindível à democracia portuguesa”.

Para mim, que na altura tinha apenas 12 anos, a questão da legitimidade democrática ficou resolvida (o que só racionalizei na idade adulta). Em democracia, não há partidos bons ou maus, desde que respeitam a própria democracia. Algo que o 25 de Novembro nos clarificou e que a meio do século passado, Churchill já nos tinha ensinado.

E serve isto para quê? Para dizer que estamos a desenterrar memórias com 40 anos que em nada ajudam ao debate. A questão não é o maior ou menor “escândalo” do PC e do Bloco apoiarem de alguma maneira um eventual governo PS.

Em 2015, o confronto esquerda-direita já não pode ser o argumento – serve apenas para algum “bullying” no plano da propaganda, através da simplicidade redutora das linhas vermelhas: até aqui estão os bons, a partir dali estão os maus.

Ou seja: no plano do regime, não há problema em o Bloco e o PC viabilizarem um governo de esquerda liderado pelo PS. Cada um, face às suas opções políticas, pode ou não gostar, mas no plano democrático a questão não se coloca.

Coloca-se então em que plano? No único possível: no plano das ideias, das propostas e dos gestos políticos.

As questões fundamentais são estas: o PC e o Bloco aceitam a economia de mercado? Aceitam o euro? E, a grande questão, aceitam as regras do Tratado Orçamental? Ou seja, aceitam as grandes opções que Portugal sucessivamente tomou no pós-25 de Abril?

Para mim a resposta é clara: não. Logo, o PC e o Bloco, como não obtiveram uma vitória nas eleições de 4 de Outubro, não podem ser governo ou suportar um governo. E não podem, não porque não tenham legitimidade democrática. Não podem porque, no plano das ideias, vão apoiar uma mentira, vão comprometer-se com objectivos que não apoiam e que, na primeira oportunidade, vão fazer romper, mesmo que o acordo de governo seja minimal.

Porque é que, em vez de andarmos distraídos com a tralha ideológica, não ouvimos alguns alertas, como as análises sem emoções de Pedro Magalhães ou os alertas, quarta-feira, do Conselho das Finanças Públicas, através de Teodora Cardoso?

Sobre o regresso a uma política de estímulo ao consumo privado, Teodora Cardoso avisa que é perigoso e pode ter reflexos no défice externo: “Os números demonstram esse risco. É um risco tentador. O consumo privado satisfaz toda a gente, aumenta o emprego e, no curto prazo, aumenta o orçamento, o que não cria é condições de sustentação deste modelo”, para mais à frente acrescentar que 2016 “é o ano mais exigente” no plano da consolidação orçamental.

Estes alertas contrariam a nossa queda para as opiniões de rasgo emocional. Estes alertas obrigam-nos a pensar, obrigam-nos a perceber que os caminhos são estreitos e que, apesar dos sacrifícios, talvez precisemos de continuar com algum tipo de contenção.

Passos, Costa, Portas, Catarina e Jerónimo ouvem estes alertas? Não. Estão nervosos: uns percebem que o poder está a fugir, outros estarão surpreendidos com a perspectiva de acederem a alguma forma de poder.

O problema não é um governo de esquerda ou de direita. O problema é o tipo de compromisso.

A maioria PSD-CDS portou-se de forma errada ao longo dos últimos quatro anos. Ignorou sempre o PS, encostando-o às cordas, e, do alto da sua maioria parlamentar, não estabeleceu pontes com o principal partido da oposição – o Partido Socialista.

António Costa tem agora uma oportunidade de ser magnânimo e fugir das tentações do poder a todo custo. Pode optar por uma coligação à esquerda. Será legítima, mas errada, porque durante a campanha nunca o equacionou e porque, nas questões fundamentais, PC e Bloco não estão próximos do Partido Socialista e acreditar que sim é uma ilusão.

No país, como nas instituições, se a fonte de motivação for o poder e não o bem geral, opta-se sempre por uma árvore – um interesse particular – e esquece-se sempre a floresta – o bem-estar geral. Esta será a decisão grave que António Costa terá que tomar.

Uma última nota para o Presidente da República. Surge hoje claro que Cavaco Silva errou quando ignorou os apelos para antecipar as eleições para antes do período de férias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    19 out, 2015 Santarém 22:39
    Logo para começar vivemos numa estranha democracia onde partidos que defendem a ditadura PCP/BE têm direito a assento parlamentar, mas voltando ao caso das eleições quem ganhou foi o PSD/CDS embora sem maioria absoluta e foram a votos numa coligação, o PS por sua vez apresentou-se sozinho a votos com o seu programa e não coligado com qualquer partido e perdeu e o senhor Costa quanto a mim se fosse um individuo sério e honesto a primeira coisa que fazia era ter-se demitido tendo em conta até a partida que fez a J. Seguro, agora teima em formar uma coligação que não foi sufragada pelos portugueses e nestes caso o melhor e mais correto que poderá fazer é deixar passar o governo de maioria relativa, entretanto formar uma coligação PS/PCP/BE e nas próximas eleições apresentarem-se coligados a votos e aí os portugueses poderão escolher ou não o programa dessa coligação porque por agora existem três programas divergentes uns dos outros e de difícil harmonia.
  • Saldanha
    18 out, 2015 Portugal 20:44
    Num dos parägarfos o homem diz...o PCP e o Bloco aceitam a ecönomia de mercado e o euro ? Francamente,ou hä oposicäo e ideologias diferentes,ou temos que aceitar a ditadura da UE ! Ditadura que jä estä quase consolidada mas,penso que ainda näo foi aceite pelos povos que integram o bluff que simboliza a instituicäo sediada em Bruxelas.
  • celta
    17 out, 2015 Seixal 20:35
    Quem o responsável por este texto, reaccionário, que não reporta os factos históricos da época, conta a sua leitura, basista, intectualmemte medíocre, o 25 de Abril foi a 41 anis.
  • Engraçado
    16 out, 2015 Aveiro 19:42
    Os comunistas não, mas os socialistas... Depende da perspectiva
  • andre souza
    16 out, 2015 SALVATERRA DE MAGOS 16:47
    Muito interessante a sua opinião. Na verdade não comem criancinhas, mas alimentam-se da subvenção do voto e nada mais que isso. No momento que poderiam "SER" governo com o PS, LIMITAM-SE a dizer: nós viabilizamos um governo PS, para na 1ª oportunidade lhe pregarem uma rasteira...a CDU/PCP e o BE só olham para o numero de votos que corresponde a "x" euros. Na verdade desenterram-se fantasmas...ou eles andam aí?
  • Abusado
    16 out, 2015 Casa Pia 16:20
    Os comunistas não comem ninguém (nunca comeram), nem criancinhas! Essas são os pedófilos que as...comem (sejam ou não comunistas)!
  • António Costa
    16 out, 2015 Cacém 16:13
    1975? É incrível, mas já passaram 40 ANOS! Nesses tempos, em que ainda não havia Internet e telemóveis, as forças soviéticas estavam em plena expansão. A "Rússia de Putin" da época, não tinha acabado de PERDER a Ucrânia, como hoje. As divisões blindadas da "Rússia de Putin" da época estavam "quase às portas" de Paris, ocupando a RDA, que hoje é parte integrante da Alemanha. Nessa época, uma aliança com o PCP, podia ser interpretado como um apoio direto ao Império Soviético. Hoje a "ameaça soviética" está há muito extinta. Nos jornais atacados atiro de metralhadora em Paris a "Foto de Estaline" estava na parede de uma das salas e não no coração dos agressores. Hoje a "politica de esquerda" é APENAS uma questão de politica económica, nada mais.