Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Carismáticas figuras coloridas". Todos felicitam distinção dos caretos de Podence

12 dez, 2019 - 20:46 • Redação com Lusa

Presidente da República foi uma das figuras de Estado que assinalou publicamente a classificação do Carnaval de Podence como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Associação Grupo de Caretos de Podence pede a criação de algumas infraestruturas.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, congratulou-se esta quinta-feira com a distinção atribuída às "carismáticas figuras coloridas" do Carnaval de Podence, da região de Trás-os-Montes, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

"Felicito a aldeia de Podence e o município de Macedo de Cavaleiros pela decisão da UNESCO de incluir o Carnaval de Podence na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade", escreve o Presidente da República numa mensagem publicada no sítio 'online' da Presidência.

Marcelo Rebelo de Sousa recorda que, "depois do Fado, do Cante Alentejano, dos Bonecos de Estremoz, do Barro Negro de Bisalhães e do Fabrico de Chocalhos alentejanos, a tradição popular portuguesa recebe mais esta distinção, dando uma renovada projeção a estas carismáticas figuras coloridas, mascaradas e animadas do nordeste transmontano, uma das nossas tradições visualmente mais inesperadas, e das mais acarinhadas pelas populações, o que também justifica que o comité se tenha referido a esta candidatura como 'exemplar'", sublinha.

Também o primeiro-ministro, António Costa, não deixou passar a distinção em claro. "Os Caretos de Podence são declarados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO!", escreveu António Costa na sua página oficial, na rede social Twitter, assim que foi conhecida a classificação.

"Parabéns aos habitantes de Podence que mantêm viva esta tradição única e aos que contribuíram para a sua valorização internacional, que é um motivo de orgulho para todos os portugueses", conclui o primeiro-ministro.

Ministra da Cultura diz que UNESCO reforça "um ativo patrimonial e turístico"

A ministra da Cultura considerou que a inscrição dos Caretos de Podence no Património Cultural Imaterial da Humanidade contribui "para reforçar um ativo patrimonial e turístico que excede os limites do território do nordeste transmontano".

"Os portugueses, em especial os transmontanos, estão, mais uma vez, de parabéns por saberem manter viva uma das suas mais ricas tradições culturais. Esta classificação, que muito honra todo o país, distingue culturalmente a região, mas contribui também para reforçar um ativo patrimonial e turístico que excede os limites do território do nordeste transmontano", refere a ministra.

As "Festas de Inverno Carnaval de Podence" foram a única candidatura selecionada pelo Governo português para representar Portugal nesta XIV reunião do Comité Internacional da UNESCO, o organismo das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação.

Na mesma linha, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, considerou que a distinção "enriquece ainda mais a região".

"Depois do Santuário do Bom Jesus de Braga, classificado Património da Humanidade em julho deste ano, a distinção do Entrudo Chocalheiro de Podence como Património Cultural Imaterial da Humanidade é mais uma notícia que confirma 2019 como um grande ano para o Porto e Norte", refere o presidente da TPNP, citado em comunicado enviado à agência Lusa.

Associação pede que tradições sejam “melhor interpretadas”

De acordo com a Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (APSPI), a distinção dos Caretos de Podence é motivo de "regozijo" para os portugueses.

A associação critica o papel do Governo relativamente a estas tradições, afirmando que "carecem de ser melhor interpretadas, salvaguardadas e valorizadas, o que somente uma política verdadeiramente identificada com tais qualidades pode habilitar-se a promover".

A ASPI faz votos para que "esta excelente notícia possa constituir um novo e definitivo estímulo para a tão urgente e indispensável mudança na política do património cultural imaterial em Portugal". "É o que mais desejamos", acrescenta.

O presidente da Associação Grupo de Caretos de Podence, António Carneiro, afirmou à Renascença que, alcançado o objetivo da classificação, é preciso agora cumprir o plano de salvaguarda e isso vai implicar, por exemplo, a criação de algumas infraestruturas.

“Faço o repto ao município de Macedo de Cavaleiros, que também tem uma grande responsabilidade em criar condições a nível logístico de tudo o que seja necessário para receber quem nos visita de uma forma digna. E nós somos transmontanos, recebemos bem e queremos receber ainda melhor”, apela.

Para o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, o título alcançado é motivo de “festa para todos os macedences, para todos os transmontanos, para todos os amantes das festas de inverno e das festas tradicionais de mascarados”.

“Estamos muito felizes, muito orgulhosos. Acima de tudo, há que parabenizar todas as pessoas envolvidas neste projeto. Foi uma equipa muito coesa, muito profissional e muito dedicada”, diz o autarca à Renascença, salientando o “trabalho fantástico” realizado pela associação dos caretos ao longo dos últimos anos, “ajudando a preservar estes costumes e tradições e, acima de tudo, transformá-los, mantendo a sua genuinidade, mas dando-lhe um ar de modernidade”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+