Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrudo Chocalheiro. Vêm aí dias de muita animação com os caretos de Podence

10 fev, 2024 - 14:00 • Olímpia Mairos

A tradição pagã cumpre-se todos os anos e está a despertar cada vez mais entusiasmo e a atrair milhares de visitantes à aldeia de Macedo de Cavaleiros.

A+ / A-

A aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, com pouco mais de 200 habitantes, transforma-se, por estes dias, tornando-se pequena para acolher tantos visitantes. Ali chega gente de todo o país e até do estrangeiro para o “Entrudo Chocalheiro”.

Os homens que podem correr e saltar vestem fatos de caretos, feitos de lã, em tons de amarelo, verde e vermelho, e juntam-se em grupos por tudo que é sítio. São os caretos.

Irrompem frenéticos pelo meio do povo, com ruidosos chocalhos presos à cintura. Apoiados em pau de madeira de freixo ou castanheiro, que lhes serve de apoio quando saltam, não dão sossego a ninguém: afastam os homens e chocalham as mulheres.

O chocalhar consiste numa dança em que o careto agarra a mulher e abana a anca, batendo nesta com os chocalhos que traz à cintura.

A tradição que é Património Cultural Imaterial da UNESCO desde dezembro de 2019, arranca este sábado e prolonga-se até terça-feira, com mais de 40 iniciativas em cartaz.

O Desfile Noturno em Macedo de Cavaleiros, dia 10, às 21h30, o Pregão Casamenteiro, dia 12, às 21h30, a Noite da Máscara Mágica com Desfile Enigmático, dia 12, às 22h00, ou o Desfile de Marafonas, dia 13, às 16h00, são alguns dos momentos do programa do Entrudo Chocalheiro de 2024, que tem o seu ponto alto na Queima do Entrudo, dia 13, às 17h30, na Eira do Careto.

Autenticidade e identidade

Para Rui Vilarinho, presidente em exercício da Câmara de Macedo de Cavaleiros, “Podence é uma das aldeias do concelho que melhor reflete a autenticidade e a identidade das Terras de Cavaleiros, com um património histórico e sociocultural que a fez entrar há um ano na Rota das Aldeias de Portugal”.

Já o “Entrudo Chocalheiro de Podence é uma porta para o nosso concelho, que lhe faculta uma crescente notoriedade - nacional e internacional - do ponto de vista turístico e lhe permite receber cada vez mais visitantes”, nota.

Os visitantes são chamados a entrar na festa e na folia, a embrenharem-se pelas ruas da aldeia “à procura dos murais evocativos das suas tradições, para chegar não só ao museu, à eira e ao baloiço do careto, mas também para conhecer a paisagem protegida do Azibo, o Geopark Terras de Cavaleiros e tantos outros pontos de interesse que espelham a riqueza natural e patrimonial de Macedo”, acrescenta.

O programa arranca com uma caminhada pelo “Trilho do Entrudo Chocalheiro”, com início marcado na Casa do Careto, às 9h00 do dia inaugural. O Mercadinho Tradicional abre às 10h30 e a animação de rua segue-lhe os passos. Uma hora mais tarde tem lugar o almoço regional nas 27 tabernas da localidade.

Às 15h00 realiza-se o Geo-cruzeiro em ritmo de passeio sobre as águas da Albufeira do Azibo, em embarcação ecológica. Durante a tarde e a noite a animação é uma constante com os Facanitos à Solta.

Na terça-feira, dia 13, acontece um dos momentos altos das celebrações, pelas 17h30, com a Queima do Entrudo, um careto gigante a quem é pegado fogo, enquanto os Caretos de Podence saltam e gritam à sua volta.

O Entrudo Chocalheiro conta ainda com a apresentação de uma série de três selos dedicados aos Caretos de Podence, numa iniciativa dos Correios de Portugal e o lançamento de um vinho, de edição limitada (13.333 garrafas), com o nome “Caretos de Podence”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+