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Audi e-tron Quattro - Electrizante

12 dez, 2019 - 14:19 • José Carlos Silva

O nome parece decalcado de um filme futurista. E é o que este carro representa: O futuro na mobilidade elétrica automóvel, sem perder a emoção da condução, e mais perto da autonomia ideal.

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Exterior:

Não há dúvida que se trata de um Audi. Um Audi com quase 5 metros de comprimento e 1,60 de altura.

Na frente destaca-se e bem a grelha de dimensões generosas seguindo a imagem da marca das quatro argolas. Esta grelha apresenta algumas lâminas verticais que sobressaem num fundo praticamente fechado e bicolor, preto e cinza.

A traseira dispensa os tradicionais tubos de escape dos carros a combustível fóssil e fica claramente marcada por uma faixa luminosa horizontal que atravessa o portão traseiro. O conjunto de luzes na traseira é esguio, num design que se prolonga para o painel lateral traseiro.

De lado é impossível não reparar nas jantes de cinco braços, muito fechadas. É um veículo alto, face ao solo, o que lhe dá um ar robusto.

Interior:

Destaca-se imediatamente a peça fixa na consola central que disfarça o mecanismo de comando da caixa automática. Uma peça de desenho simples mas inteligente e que será do agrado de todos os condutores que gostam de conduzir com a mão sobre a tradicional alavanca de mudanças.

Apesar de ter um pequeno compartimento fechado, porta-objectos, este não tem grande utilidade como apoio de braços. No túnel central que liga ao tablier há um espaço de arrumações fundo, embora aberto.

O interior é “clean”, mas de boa qualidade. Há aplicações em alcântara nas portas, os bancos da frente têm um bom apoio lombar e lateral, e no banco traseiro não falta espaço para 3 passageiros.

Os difusores de ar estão situados ao longo do painel frontal imediatamente abaixo do topo do tablier.

Este modelo conta com 3 ecrãs, um deles de infotainment no centro do tablier, com todas as informações possíveis, e imediatamente abaixo surge outro destinado à climatização.

O quadrante é digital, e oferece diferentes hipóteses de leitura.

A bagageira tem 600 litros de capacidade, e há um outro espaço com 60 litros debaixo do capot, útil para guardar a multiplicidade de cabos necessários ao carregamento do Audi e-tron quattro.

Motor:

Por certo a análise mais aguardada a este modelo.

O Audi e-tron quattro que é proposto por um valor inicial de 84.251 euros, disponibiliza uma potência total de 300 Kw/408 Cv. O arranque corresponde a 5,7 segundos do zero aos cem. E garanto que o acelerador pisado a fundo, obriga a colar o corpo ao banco. Ainda que por alguns segundos, mas o suficiente para se perceber que este é um carro a sério.

Claro que quanto mais se pisa, mas bateria se gasta. O construtor alemão garante uma autonomia de 400 quilómetros, mas não nos foi possível certificar se este é ou não um valor realista.

Sabemos que este é automóvel de bom nível, com uma suspensão extremamente eficaz. Nem demasiado firme, nem demasiado suave, o que lhe permite passar bem em pisos degradados sobre lombas ou caminhos de cabras. Sim, porque este modelo tem também um modo todo-o-terreno como outros modelos movidos a combustíveis fosseis da marca Audi.

A velocidade máxima é de 200 quilómetros por hora. Em total silêncio, até porque a Audi assegura um coeficiente aerodinâmico muito bom: Um Cx de 0.28.

Em suma, um excelente Audi elétrico, mais perto do desejado pelos consumidores.

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