Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Pegada Ecológica - 11/12/2019

O MUNDO EM TRÊS DIMENSÕES

58% dos portugueses dizem ter um comportamento sustentável

11 dez, 2019 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Quatro em cada cinco dizem estar informados sobre desenvolvimento sustentável.

80% dos portugueses dizem estar informados sobre desenvolvimento sustentável e 58% acreditam ter um comportamento sustentável.

Mas o que é que isso significa? Desenvolvimento sustentável é a capacidade de responder às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. É o contrário de viver a crédito.

Se a um banco é possível pedir dinheiro emprestado, desde que os juros e o capital sejam pagos, com o planeta não é assim.

Se usarmos e abusarmos dos recursos da Terra a nosso bel-prazer, não temos como pagar de volta.

Mais tarde ou mais cedo o planeta vai cobrá-los e com juros elevados, que podem ir do calor extremo e secas prolongadas em algumas zonas do planeta às chuvas torrenciais noutros pontos do globo, passando por tempestades e furacões aqui e ali, com consequências altamente devastadoras. Sobretudo nos países mais pobres.

Dados da organização ambientalista WWF, de 2014, revelam que a pegada ecológica de Portugal consome 2,2 planetas Terra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.