Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Nova Zelândia

Erupção na Ilha Branca. “Não há mais sobreviventes”, dizem autoridades

09 dez, 2019 - 11:42 • Cristina Nascimento com agências

Vulcão da Ilha Branca entrou em erupção na madrugada desta segunda-feira. Há cinco mortos confirmados e 27 desaparecidos.

A+ / A-
Erupção na Nova Zelândia deixa cinco mortos e dezenas de desaparecidos
Erupção na Nova Zelândia deixa cinco mortos e dezenas de desaparecidos

A erupção de um vulcão uma ilha na Nova Zelândia onde se encontravam 50 turistas fez cinco mortos confirmados e 27 desaparecidos. As primeiras imagens fazem a polícia da Nova Zelândia não acreditar que sejam encontrados sobreviventes no local.

Segundo as autoridades, perto de 50 pessoas, turistas nacionais e internacionais, estariam na ilha aquando da erupção. Vinte e três pessoas conseguiram deixar a ilha, cinco das quais morreram posteriormente, e as demais, incluindo algumas com queimaduras graves, receberam atendimento médico.

“Não vimos sinais de vida em nenhum momento”, disse o porta-voz da polícia, numa conferência de imprensa, depois de os helicópteros de resgate terem feito vários voos de reconhecimento.

“A ilha está instável e pode haver novas erupções”, adiantaram ainda as autoridades, explicando que não estão reunidas as condições de segurança para que as equipas possam chegar mais próximo da ilha.

As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança ao redor da ilha e cancelaram imediatamente todas as excursões, incluindo as de barcos turísticos ao redor da ilha que é visitada anualmente por cerca de 10 mil pessoas.

Michael Schade, um engenheiro de São Francisco, foi um dos turistas que conseguiu sair da ilha minutos antes da erupção. As autoridades estabeleceram um perímetro de segurança ao redor da ilha e cancelaram imediatamente todas as excursões, incluindo as de barcos turísticos.

“Isto é difícil de acreditar”, escreveu no Twitter. “O nosso grupo esteve literalmente junto à cratera principal 30 minutos antes”.

[Notícia atualizada às 15h20]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+