Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Os nossos contrastes

09 dez, 2019 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Quem olha para o comportamento de algumas equipas portugueses não pode deixar de se questionar sobre o que vale realmente o futebol português no contexto europeu.

Mais do que quaisquer outros, Benfica e Sporting de Braga são os grandes motivos destas dúvidas. Mas, portistas e sportinguistas, ainda que de forma mais atenuada, também não fogem a esta regra.

Quem o vê o Benfica ganhar de forma inquestionável ao Boavista, ainda que com alguns erros de arbitragem pelo meio, não aceita que os mesmos jogadores orientados pelo mesmo treinador, ocupem na Liga dos Campeões um lugar deplorável, que pode tornar-se ainda mais grave se amanhã a equipa não conseguir vencer na Luz o adversário russo que lhe cabe defrontar na derradeira jornada.

Do mesmo modo, quem espreita algumas desgraçadas atuações do Sporting de Braga no nosso campeonato (até “conseguiu” perder no sábado com o lanterna vermelha da classificação) que o colocam a 18 pontos do líder, fica corado de vergonha ao constatar que é a mais bem cotada equipa portuguesa nas competições europeias.

Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Portugal, embora em escala diferente, também registam comportamentos dissonantes, olhando para a produção de ambos a nível nacional e a nível europeu.

Há razões para esta estranha situação? Claro que há e são certamente muito profundas.

Mas uma delas assenta preferencialmente na falta de competitividade e de qualidade que é visível no futebol português.

A verdade é que o nosso principal campeonato circunscreve-se a dois clubes, a uma distância considerável de toda a concorrência. E depois, quando chamados à competição a outro nível, Champions e Liga Europa, o resultado está bem à frente dos nossos olhos.

Vem aí mais uma semana europeia, uma oportunidade para confirmar ou atenuar esta asserção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.