Tempo
|
A+ / A-

Cardeal Tagle deixa as Filipinas e vai integrar a Cúria Romana

08 dez, 2019 - 13:04 • Aura Miguel

Arcebispo de Manila e presidente da Cáritas Internacional é frequentemente apontado como “papabile”.

A+ / A-

O Papa nomeou este domingo o cardeal filipino Luis António Tagle para prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. O arcebispo de Manila, nas Filipinas, deixa as suas funções à frente daquela arquidiocese para integrar a Cúria Romana, à frente de um dos setores mais importantes do Vaticano, também conhecido como “Propaganda Fidei”, que abrange toda a presença missionária espalhada pelo mundo.

O cardeal Tagle, de 62 anos, é frequentemente apontado como “papabile”, tendo em conta o seu perfil multifacetado e o facto de ter sido um colaborador próximo dos últimos três Papas.

O antigo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, o cardeal Fernando Filoni, passa a Grão-Mestre da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém.

Cardeal Tagle: “Fico triste quando os europeus dizem ‘somos uma velha igreja’”
Reveja a entrevista dada à Renascença

Cardeal esteve em Fátima

Quando passou por Portugal, em maio, deu uma entrevista à Renascença. Na altura disse ficar “triste quando oiço os europeus dizerem 'Somos uma velha igreja'”

D. Luis Antonio Tagle, de 62 anos, desempenha desde 2011 o cargo de presidente da Cáritas Internacional; foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI, em novembro de 2012.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+