Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Finlandesa de 34 anos vai ser a mais nova primeira-ministra do mundo

09 dez, 2019 - 11:19 • Marta Grosso

Coligação no poder tem duas líderes partidárias de 32 anos. A mais velha tem 55. Sanna Marin deverá assumir a liderança do executivo ainda esta semana.

A+ / A-

Aos 34 anos, a finlandesa Sanna Marin está prestes a tornar-se na mais jovem primeira-ministra do mundo. A notícia é avançada nesta segunda-feira pela imprensa internacional.

Até agora ministra dos Transportes, Sanna Marin vai assumir a chefia do Governo finlandês esta semana, depois de Antti Rinne se ter demitido na sequência de lhe ter sido retirada a confiança política pelo modo como geriu uma greve nos Correios. Antti Rinne esteve seis no cargo.

Marin foi a escolhida pelo Partido Social-Democrata, derrotando o chefe do grupo parlamentar do partido, Antti Lindtman, e vai liderar a coligação que integra mais quatro partidos – todos liderados por mulheres.

Foi um deles que (o Partido do Centro) que retirou confiança política a Antti Rinne. Após ser escolhida, Sanna Marin garantiu que irá “trabalhar para reconquistar a confiança” perdida.

Quanto à idade, a próxima primeira-ministra finlandesa desvaloriza. “Nunca levei em conta a minha idade ou meu género. Penso nas razões que me levaram à política e nas coisas que me fizeram ganhar a confiança do eleitorado”.

Os sociais-democratas, venceram as eleições de abril, são o maior partido desta coligação governamental de cinco membros, onde Marin não é a mais nova. Katri Kulmuni, do Partido de Centro, tem 32 anos, tal como Li Andersson, da Aliança de Esquerda; Maria Ohisalo, da Liga Verde, tem 34 e Anna-Maja Henriksso, do Partido dos Suecos na Finlândia, 55.



Ao nível mundial, Sanna Marin também não é a única líder mundial na faixa dos 30 anos: o primeiro-ministro ucraniano, Oleksiy Honcharuk, tem 35 anos; a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, tem 39.

Segundo a imprensa finlandesa, Sanna Mirella Marin foi criada apenas pela mãe e foi a primeira pessoa da família a entrar no ensino superior. Concluiu o mestrado em administração pela Universidade de Tampere, tendo dedicado a tese ao tema da profissionalização de lideranças políticas em cidades finlandesas.

Em 2015, foi eleita para o primeiro mandato no Parlamento. No Governo entrou em junho deste ano.

“Mudar as coisas implica compromisso. Não podemos assumir que o Estado do bem-estar social ou as regras trabalhistas estão garantidas. Eles resultam de determinação e trabalho duro", defendeu no seu perfil oficial no site do Governo.

A Finlândia assume, atualmente, a presidência rotativa da União Europeia e assume como prioridade a sustentabilidade – uma bandeira também assumida por Sanna Marin.

"As mudanças do clima e a perda de biodiversidade são alguns dos nossos maiores problemas", escreveu.

Com 5,5 milhões de habitantes, a Finlândia está entre os dez países com a melhor educação do mundo (dados do Pisa 2018, o exame realizado pela OCDE). Nove em cada 10 adultos completaram o equivalente ao ensino médio e a esperança média de vida é de 82 anos.

A maioria dos finlandeses diz-se satisfeita com a vida – mais do que a média da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+