A+ / A-

Reino Unido

Partido do Brexit recua para favorecer conservadores nas eleições

11 nov, 2019 - 14:38 • com Lusa

Farage quer enfraquecer o Partido Trabalhista, que acusa de ter violado a sua promessa eleitoral de 2017 de respeitar os resultados do referendo.

A+ / A-

O líder do Partido do Brexit, Nigel Farage, anunciou esta segunda-feira que não vai apresentar candidatos às legislativas britânicas de 12 de dezembro em quase metade dos círculos eleitorais, para não prejudicar o Partido Conservador.

Num discurso em Hartlepool, no norte de Inglaterra, Farage adiantou que o Partido do Brexit não vai disputar os 317 círculos onde os conservadores ganharam nas últimas eleições, em 2017.

"O que vamos fazer é concentrar os nossos esforços em todos os assentos ocupados pelo Partido Trabalhista, que quebrou completamente a promessa do programa [eleitoral] em 2017 de respeitar o resultado do referendo [de 2016]", explicou.

O anúncio de Nigel Farage causou alguma comoção no Reino Unido, mas um analista de uma empresa de sondagens políticas é citado pelo “The Guardian” dizendo que, na prática, o impacto será bastante marginal.

Segundo Chris Curtis, da YouGov, a medida pode dificultar a vida aos trabalhistas caso estes comecem a recuperar nas sondagens, mas não parece provável que isso aconteça.

“Pode ser que, mesmo nos círculos em que o Partido do Brexit concorre, os seus eleitores se sintam agora mais confortáveis em votar nos conservadores. Contudo, tendo em conta que o Partido já estava a descer nas sondagens, parece que isso já estava a acontecer”, refere o analista.

O Reino Unido vai a votos no dia 12 de dezembro, em eleições convocadas depois de o Governo de Boris Johnson se ter mostrado incapaz de conseguir aprovação parlamentar para o acordo alcançado com a União Europeia para o Brexit.

As sondagens apontam para uma vantagem dos conservadores, embora ainda falte um mês para o escrutínio. Neste momento, e depois de dois adiamentos, o prazo para a retirada do Reino Unido da União Europeia é 31 de janeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+