Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Guterres. Violência contra mulheres “está enraizada em séculos de dominação masculina”

26 nov, 2019 - 00:12 • Redação

Secretário-geral da ONU diz que é preciso acabar com o “estigma, as conceções erradas, a falta de denúncia e a má aplicação da lei apenas perpetuam a impunidade”.

A+ / A-

A violência sexual contra mulheres e raparigas “está enraizada em séculos de dominação masculina”, afirmou esta segunda-feira o secretário-geral das Nações Unidas.

A mensagem de António Guterres foi divulgada por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

“Não esqueçamos que as desigualdades de género que alimentam a cultura da violência sexual são, essencialmente, uma questão de desequilíbrios de poder, afirma o secretário-geral da ONU.

Pelo menos 87 mil mulheres foram assassinadas em todo o mundo no ano 2017, segundo dados avançados pelas Nações Unidas.

António Guterres defende que é preciso acabar com o “estigma, as conceções erradas, a falta de denúncia e a má aplicação da lei apenas perpetuam a impunidade”.

“Tudo isso deve mudar, agora”, apela o antigo primeiro-ministro de Portugal.

“Faço um apelo aos governos, ao setor privado e às pessoas em geral a tomarem uma posição firme contra a violência sexual e a misoginia. Devemos mostrar mais solidariedade para com os sobreviventes, ativistas e defensores dos direitos das mulheres. E devemos promover os direitos das mulheres e a igualdade de oportunidades”, concluiu António Guterres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+