Tempo
|
A+ / A-

Partido catalão aprova condições para apoiar Governo de coligação em Espanha

25 nov, 2019 - 22:58 • Redação com Reuters

Militantes da Esquerda Republicana fazem depender o apoio do reconhecimento, por parte do primeiro-ministro Pedro Sanchez, de que existe um “conflito político” e é preciso negociar com a Catalunha.

A+ / A-

Os militantes da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) aprovaram, esta segunda-feira, por unanimidade, as condições para o partido apoiar um Governo de coligação em Espanha, do PSOE e do Unidas Podemos.

Quase 95% dos apoiantes da ERC fazem depender o apoio do reconhecimento por parte do PSOE, do primeiro-ministro Pedro Sanchez, de que existe um “conflito político” entre a Catalunha e o Governo de Madrid.

Defendem que o executivo deve encetar negociações, “de igual para igual”, com o governo regional da Catalunha e que seja definido um calendário de ações, com a garantia de cumprimento do que for acordado.

O PSOE chegou a acordo com o Unidas Podemos para um Governo de coligação, depois das eleições de 10 de novembro.

Os dois partidos juntos somam 155 deputados, insuficiente para uma maioria num Parlamento nacional com 350 assentos.

O apoio da Esquerda Republicana da Catalunha, que conquistou 13 deputados nas últimas eleições, pode garantir que diplomas essenciais, como o Orçamento do Estado, passam na assembleia de Madrid.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+