Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Luís Montenegro diz que parece mais difícil pagar quotas no PSD do que abrir conta no banco

23 nov, 2019 - 23:26 • Lusa

Luís Montenegro paricipou no II congresso da Coesão Territorial, iniciativa da JSD que também contou com a participação dos candidatos Rui Rio e Miguel Pinto Luz.

A+ / A-

O candidato à liderança do PSD Luís Montenegro disse, este sábado, que parece que é mais difícil pagar quotas no PSD do que abrir uma conta no banco e apelou ao bom senso e à agilização dos procedimentos.

"Tenho sido confrontado com muitas queixas de militantes que têm dificuldades em regularizar a sua situação. Há pessoas que me dizem - e se calhar é mesmo verdade - que é mais difícil pagar as quotas do PSD do que abrir uma conta bancária, tal é o nível de exigência que é feito", afirmou.

Luís Montenegro falava no Fundão, distrito de Castelo Branco, à margem do II congresso da Coesão Territorial, iniciativa organizada pela Juventude Social Democrata (JSD) e que também contou com a participação dos candidatos Rui Rio e Miguel Pinto Luz.

Durante a intervenção, Luís Montenegro, que foi o último a usar da palavra, transmitiu a ideia de que é preciso implementar "maior cultura democrática dentro de casa", que é preciso facilitar a participação dos militantes.

Questionado pelos jornalistas se essa referência tinha a ver com o pagamento de quotas, Luís Montenegro salientou que tem recebido muitas queixas relativas aos procedimentos e os pedidos de documentação em excesso.

"O PSD tem de confiar nos seus militantes. Não faz sentido andar a pedir fatura de telefone para saber se os telefones correspondem aos próprios", disso.

O candidato ressalvou que, se há problemas eles devem ser resolvidos, mas salientou que é preciso "agilizar" e ter bom senso porque o "PSD será mais forte, quanto mais pessoas tiver".

Ao longo da intervenção também já tinha vincado que o partido tem de saber aceitar a divergência interna.

"Eu não aceito um partido onde uma liderança pede àqueles que pensam de forma diferente para abandonar o partido", afirmou.

Luís Montenegro sublinhou que não tem nada contra o atual líder do PSD, mas não poupou críticas à "estratégia suicida" que foi seguida por Rui Rio, nomeadamente com a "permanente disponibilidade para entendimentos com o PS".

"O PSD não pode ser um partido subalterno do PS, sobretudo de um PS que está amarrado, acorrentado ao PCP e ao BE", afirmou.

O social-democrata lembrou que alertou para os maus resultados que tal iria produzir e, que por isso mesmo, sente "obrigação política e moral" de se candidatar e para fazer "o contrário do que foi feito" e para "dar vida própria ao PSD".

Frisou que a situação do partido "é grave" porque não é maioria nem no poder local, nem no Parlamento, nem no Parlamento Europeu e assumiu que é preciso "reinventar o partido".

Garantiu ainda que com ele, e enquanto o PSD for oposição, o partido seguirá uma estratégia diferente: "É uma oposição que não é troglodita. É uma oposição que não é pífia, é uma oposição firme. É uma oposição séria. É uma oposição forte porque se quer transformar em alternativa", disse.

Já no período de perguntas e respostas Luís Montenegro foi criticado pela atitude que tomou em janeiro e que a liderança de Rui Rio apelidou de "Golpe de Estado", mas Luís Montenegro desvalorizou a crítica, lembrou que convive bem com outras opiniões.

Sublinhou que não aceita nenhuma acusação de falta de ética e, ao dirigir-se diretamente ao militante, também deixou de desejar que este estivesse a ser igualmente ético quando disse que não tinha sentido de voto previamente definido.

A situação não tirou a confiança a Luís Montenegro. À saída o candidato mostrou-se convicto de que irá ganhar "à primeira volta" as eleições marcadas para dia 11 de janeiro de 2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+