Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chuva está "para lavar e durar" e temperatura baixa no sábado

22 nov, 2019 - 10:00 • Lusa

No Sul do país, a precipitação será menor. Vento poderá chegar aos 110 quilómetros por hora nas terras altas.

A+ / A-

A chuva vai continuar a cair durante o fim de semana e início da semana, prevendo-se ainda vento forte e temperaturas máximas entre os 14 e os 18 graus Celsius.

"Para hoje [sexta-feira] e para os próximos dias, vamos ter a continuação da passagem de ondulações frontais em que vamos ter alternância do regime de chuva contínua e regime de aguaceiros”, afirma à agência Lusa a meteorologista Maria João Frada.

“Durante a noite, tivemos precipitação persistente, em especial no Norte e Centro, e estendeu-se ao sotavento algarvio", adianta.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para quase todos os distritos do continente por causa da chuva e do vento forte, cujas rajadas poderão chegar aos 110 quilómetros por hora nas terras altas.

Além disso, foi emitido um aviso amarelo para toda a costa portuguesa por causa da previsão de agitação marítima forte, com ondas de 4 a 5 metros.

"Para amanhã [sábado], está prevista descida da temperatura entre dois e cinco graus. Vamos ter um ar polar associado a um pós-frontal. Estão previstos aguaceiros, em especial nas regiões do norte e centro, que poderão ser de neve acima dos 1.300/1.500 metros", disse.

No domingo, segundo Maria João Frada, as temperaturas vão estar mais amenas, devendo as máximas variar entre os 14 e os 18/19 graus, sendo inferiores na região da Serra da Estrela.

"No domingo e na segunda-feira, volta uma nova ondulação frontal com ar mais quente e voltam a subir as temperaturas", indicou.

Segundo a meteorologista, a tendência para a próxima semana é de continuação da chuva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+