Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Prédios - 22/11/2019

O Mundo em Três Dimensões

Não há sítio melhor que a nossa casa. Em que andar fica a sua?

22 nov, 2019 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Na Póvoa de Varzim, existe um prédio que é uma espécie de cidade em ponto pequeno.

Foi construído há 40 anos, tem 28 andares e 86 metros de altura. No edifício “Nova Póvoa” vivem 284 famílias.

Está a ver aquela imagem da família que chega a casa carregada com as compras? Imagine que essa família vive no 10.º andar, ou ainda mais lá para cima, e o elevador avaria. Nem é bom pensar…

E a reunião de condomínio? E se, por vezes, já é complicado com meia dúzia de apartamentos, imagine o que será com quase 300 frações.

Mas este prédio não é o mais alto em Portugal. Há oito edifícios no país com mais de 86 metros e o mais alto é a Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, em Lisboa: tem 145 metros de altura.

Se avançarmos para uma escala global, o prédio mais alto é seis vezes maior do que esta torre lisboeta e 10 vezes mais alto do que o prédio da Póvoa. Tem 830 metros da base até ao topo e fica nos Emirados Árabes Unidos.

Na lista das 60 torres mais altas do mundo, apenas nove foram erguidas antes do século XXI. A mais antiga está prestes a celebrar 90 anos. É o Empire State Building, em Nova Iorque (EUA) e foi construído em 1931. Tem 380 metros.

Mas… ele há sítio melhor do que a nossa casinha? Aquele sítio onde, independentemente do tamanho, podemos andar como quisermos e onde, no fim do dia, nos queremos deitar e esquecer o dia – ou a semana inteira – que tivemos? Por mais humilde que seja, não há lugar como a nossa casa. Seja ela isolada ou parte de um prédio mais ou menos alto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 22 nov, 2019 17:41
    Fica no andar de cima" que por baixo do andar debaixo ! E cada um descasca a futa pra si "nao ha aqui fidalguias!