Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eurodeputados pedem à UEFA castigos mais pesados por racismo no futebol

22 nov, 2019 - 13:34 • Vasco Gandra, correspondente em Bruxelas

Cinco portugueses subscreveram a carta enviada por 140 deputados de vários grupos políticos do Parlamento Europeu ao presidente da UEFA.

A+ / A-

Um grupo de 140 deputados de vários grupos políticos do Parlamento Europeu escreveram uma carta ao presidente da UEFA a pedir que o organismo que tutela o futebol europeu "combata vigorosamente" o racismo nos estádios, com medidas "urgentes". Cinco eurodeputados portugueses - Margarida Marques, Isabel Carvalhais, Álvaro Amaro, Marisa Matias e José Gusmão - subscreveram a carta que foi enviada esta semana.

A iniciativa surge após incidentes recentes em vários campeonatos nacionais e jogos internacionais um pouco por toda a Europa e que mancharam os eventos em questão. O incidente mais recente aconteceu num jogo da segunda divisão de futebol na Holanda onde se ouviram insultos racistas a partir das bancadas.

Na carta dirigida ao presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, os eurodeputados subscritores dizem-se "chocados com os incidentes racistas e discriminatórios", sublinham que "ninguém na comunidade do futebol deveria tolerar discriminações" e pedem "ação urgente" por parte daquele organismo.

Apesar de elogiarem a ação do presidente da UEFA, os parlamentares consideram que é "necessário fazer mais". Defendem que os passos previstos nos protocolos devem ser devidamente cumpridos pelos árbitros, como por exemplo o encaminhamento dos jogadores para os balneários ou a suspensão do jogo.

Pretendem também que as sanções deixem de ser simbólicas passando a outras medidas mais pesadas em casos repetidos de racismo e de discriminação nos estádios, incluindo "a expulsão de clubes e países dos torneios" de futebol.

Os deputados europeus pedem igualmente o reforço do investimento e do apoio para iniciativas educativas contra o racismo e a discriminação. "É um imperativo para nós lutar contra a intolerância e esperamos que tome ações", dizem os 140 eurodeputados que agora aguardam resposta da UEFA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+