Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pequeno génio. Menino de nove anos pode tornar-se no licenciado mais novo do mundo

21 nov, 2019 - 18:55 • Redação com Reuters

Laurent Simons está a menos de um mês de se tornar no mais jovem licenciado de sempre.

A+ / A-

À primeira vista, Laurent Simons não se destaca muito de qualquer outra criança de nove anos. Mas quando começa a descrever o trabalho que tem realizado na universidade holandesa, onde em breve se irá licenciar, torna-se claro que não é uma criança comum.

O projeto em que está a participar, que combina as áreas da biomédica com a engenharia eletrónica, recria uma parte do cérebro onde implantam neurónios e realizam conexões para verificar qual a reação dos medicamentos nesta zona.

Com um QI de 145 – a média comum é de 100 – este rapaz belga está prestes a tornar-se no mais novo licenciado de sempre assim que terminar o curso de Engenharia Eletrotécnica, em Eidhoven, no próximo mês de dezembro.

Depois de completar o secundário em pouco mais de um ano, Laurent – que nasceu na Bélgica, mas atualmente vive na Holanda – avançou para a universidade e está a terminar uma licenciatura, prevista para três anos, em apenas nove meses.

Todos os professores com quem se tem cruzado sentem um grande entusiasmo em tê-lo como aluno e admitem que é uma situação inédita terem um aluno tão novo.

“A velocidade da sua mente – não conseguimos imaginar o que se passa dentro da sua cabeça. Ele é talvez três vezes mais inteligente do que o aluno mais brilhante que já tivemos.”

Quando não está na universidade, Laurent afirma passar o tempo em atividades mais comuns para crianças da sua idade: passeia o seu cão, joga Minecraft e Fortnite e publica fotografias na rede social Instagram.

Apesar de se ir licenciar com menos de 10 anos, este jovem já tem planos para o futuro. Depois de aproveitar umas férias, planeia começar em breve um doutoramento e estudar um pouco de medicina.

Universidades de todo o mundo tem endereçado convites a Laurent para que este continue os seus estudos e são os seus pais quem o tem ajudado a gerir estas opções, com a costa oeste dos Estados Unidos a ocupar o primeiro lugar na lista de preferências.

A longo prazo, inspirado no inventor Nikola Tesla, gostaria de fazer investigação na área de órgãos artificiais e, recentemente, tem desenvolvido um corpo humano completo no seu laboratório.

O pai, Alexander, não se arrisca a fazer previsões relativamente ao futuro de Laurent, tendo em conta que o filho tem ultrapassado todas as expectativas até agora.

Atualmente, a pessoa mais nova a obter um diploma universitário é o americano Michael Kearney: tinha apenas 10 anos e 4 meses, de acordo com o Livro Mundial de Recordes do Guiness.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+