Tempo
|
A+ / A-

Governo confirma adiamento de obras ferroviárias prioritárias

19 nov, 2019 - 07:36 • Redação

Intervenções da Infraestruturas de Portugal estavam previstas no âmbito do Programa Ferrovia 20-20.

A+ / A-

A Infraestruturas de Portugal admite adiamentos nas obras ferroviárias, mas garante que não há cancelamentos. O esclarecimento surge após o "Jornal de Notícias" avançar que 18 obras previstas no âmbito do Programa Ferrovia 20-20, no valor de dois milhões de euros, foram suspensas ou atrasadas.

Por exemplo, na linha do norte, a renovação do troço entre Válega e Espinho, só deverá avançar em 2022 ou 2023.

Já eletrificação da linha do Douro entre Marco de Canaveses e a Régua, cuja conclusão estava prevista para o final do ano, está parada. À Renascença, a Infraestruturas de Portugal esclarece que essa obra apenas foi suspensa, devido a dificuldades do consórcio, que obrigam ao lançamento de novo concurso.

Segundo o JN, o contrato terá sido revogado "devido a dificuldades técnicas" e acrescenta que “nesta fase está a ser elaborado o projeto de execução, prevendo-se o lançamento do concurso de empreitada durante 2020”.

Também a eletrificação do troço entre Viana do Castelo e Valença regista um atraso de dois anos e só deverá estar completa em 2020. A nova linha ferroviária entre Espinho e Gaia deverá estar concluída no segundo trimestre de 2022, com quase três anos de atraso face ao plano inicial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuel ferraz
    19 nov, 2019 17:28
    Este governo antes das eleições fez promessas e mais promessas já havia comboios linhas ferroviárias abertas outras em obras outras em estudos. Agora que entraram acabou tudo. Sim tudo e temos que estar preparados vem aí outro empréstimo.
  • julio mota
    19 nov, 2019 peso da régua 15:32
    Este Governo que não faça mais promessas pois quantas mais fizer a sua credibilidade, já abalada, ainda o fica mais e os Portugueses do interior já não confiam em promessas que nunca são cumpridas
  • ANTONIO FERREIRA
    19 nov, 2019 10:11
    Pois já se adivinhava que era promessas eleitorais e depois vai-se a ver e nada...

Destaques V+