A+ / A-

Papa Francisco pede que a “ganância de poucos” não “aumente a pobreza de muitos”

17 nov, 2019 - 10:36 • Redação, com Ecclesia

"Com a mania de correr, de dominar tudo e imediatamente, incomoda-nos quem fica para trás", disse Francisco, durante a celebração da eucaristia no Dia Mundial dos Pobres.

A+ / A-

O Papa Francisco pediu este domingo, durante a missa no III dia Mundial dos Pobres, na basílica de São Pedro, que não se descarte as pessoas “na corrida” dos tempos", não seguindo a “a tentação do eu”.

“Com a mania de correr, de dominar tudo e imediatamente, incomoda-nos quem fica para trás; e consideramo-lo descartável. Quantos idosos, nascituros, pessoas com deficiência, pobres. Considerados inúteis. Vamos com pressa, sem nos preocuparmos que aumentem os desníveis, que a ganância de poucos aumente a pobreza de muitos”, disse Francisco, na homilia, no Vaticano.

O Papa alertou, ainda, para o dever do amor “não hipócrita”. O mesmo, diz Francisco, capaz de “dar àqueles que não têm nada para restituir a servir sem procurar recompensas nem retribuições”, lembrou.

“Então ponhamo-nos a questão: Eu ajudo alguém, de quem nada poderei receber? Eu, cristão, tenho ao menos um pobre por amigo?” questionou o Papa Francisco que, no dia em que a igreja católica assinala o Dia Mundial do Pobres.

Francisco recordou que os mais desfavorecidos “são preciosos aos olhos de Deus, porque não falam a linguagem do eu: não se aguentam sozinhos, com as próprias forças, precisam de quem os tome pela mão”.

A Missa contou com a participação de vários pobres e pessoas em necessidade, além de voluntários e representantes das instituições solidárias que os acompanham diariamente.

Entre os presentes na Basílica de São Pedro contava-se o treinador da AS Roma, o português Paulo Fonseca.

Uma hora depois, na recitação do ângelus, desde a janela do apartamento pontifício, o Papa sublinhou que a fé faz que os católicos possam “caminhar com Jesus pelas estradas tantas vezes sinuosas deste mundo, na certeza de que a força do seu Espírito dobrará as forças do mal, sujeitando-as ao poder do amor de Deus”.

“Servem de exemplo os mártires, os nossos mártires, os cristãos dos nossos dias, que são mais do que os mártires do princípio. Apesar das perseguições, são homens e mulheres de paz, oferecem-nos um legado a ser preservado e imitado: o Evangelho do amor e da misericórdia. Esse é o tesouro mais precioso que nos foi dado e o testemunho mais eficaz que podemos dar a nossos contemporâneos, respondendo ao ódio com amor, às ofensas com perdão, também na vida quotidiana”, afirmou.

Papa agradece ao trabalho das dioceses e paróquias

Francisco referiu-se ainda à celebração do Dia Mundial dos Pobres, que tem como tema “A esperança dos pobres jamais se frustrará”.

“Os meus agradecimentos vão para aqueles que, nas dioceses e paróquias de todo o mundo, promoveram iniciativas de solidariedade para dar esperança concreta aos mais desfavorecidos”, referiu, após a recitação dominical da oração do Ângelus.

O Papa agradeceu ainda aos médicos e enfermeiras que serviram no posto médico colocada, durante a última semana, na Praça de São Pedro.

"Agradeço as muitas iniciativas em favor das pessoas que sofrem, dos necessitados. Isto tem de testemunhar a atenção que nunca deve faltar em relação a esses irmãos e irmãs. Vi, há poucos minutos, algumas estatísticas da pobreza… faz-nos sofrer a indiferença da sociedade com os pobres. Rezemos”, disse Francisco.

À imagem dos anos anteriores, Francisco almoça com um grupo de 1500 pobres, no auditório Paulo VI, do Vaticano, que acolhe 150 mesas para os convidados de Roma e várias dioceses italianas.

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa com a Carta Apostólica “Misericordia et misera” de 2016, na conclusão do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

[Notícia atualizada às 12h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • candida batista
    17 nov, 2019 fig da foz 16:14
    Francisco, fala bem, e peço desculpa de o que vou dizer , Sim: fala mas sabe bem que os súbditos dele ( Padres) falam ao contrário daquilo , que ele diz , A verdade para eles Padres não é pura verdade , mas sim o snobismo das palavras deles , muitos estendem a mão aos que precisam, outros , têm nas mãos vara paus , para açoitarem, o que pedem pão, e mais; há por ai muitos Bispos a virar as costas ao que diz Francisco, e não fechamos não á pedofilia dos próprios Bispos , isso, é ponto assente . Temos, nós católicos irmos para rua não com carros top Gama mas sim económicos e irem de paróquia em paróquia saber o que falta nestas paroquias , como pão batatas etc para encher os estômagos , dos que mais precisam. Os ricos devem guardar seus bens de mais necessidade O Bispo não pode ir comer a um lar onde os donos , falam mal, da Igreja , mas sim: comer com os pobres e irem ao seminário comer com eles , depois sim, cumprimentar os pobres doentes e que estão nos lares A Igreja precisa não só ser bem lavada como até as cabeças daqueles , que lá permanecem Sei: de um bispo numa terra do interior tinha cá uma cara , que Deus me defenda , agora subiu de posto é Amiguitos amiguitas , temos que os Bispos falarem docemente com paroquianos isto, me viro ao bispo, da terra onde Maio e Outubro fazem peregrinações já não falando das peregrinações das crianças . Realmente há por ai cada cardeal cada bispo que precisava mesmo, de sair , não falam com Amor ás crianças, e mais são os próprios a fecharem as portas aos paroquianos Sabe Francisco nós Católicos precisamos Conforto Amor e sentimentos humanitários , encham a boca com isso e verá que o Povo católico salta barreiras de sermos humildes participantes á oração e á MEDITAÇÂO
  • 17 nov, 2019 13:58
    Isabel! Eu fico triste e o presidente da camera de lisboa tambem devia ficar triste ! Cabras a solta na cidade " nao deviam passsar despercebidas aos municipios!
  • 17 nov, 2019 13:49
    Isabel! Isto e uma vergonha" pessoas que estudaram que tem os seus empregos ! Referem-se a mae que abandonou filho como aquela cabra ! Eu fico muito triste!
  • 17 nov, 2019 13:32
    Isabel! Sera que a rtp a sic e a renascenca nao conseguem combater a a cmtv? Isto esta complicado em setubal ja ha pessoas que nao dizem que vao ligar a televisao "dizem que vao ligar a cmtv ! Dizem que viram as imagens da mae a a abandonar o filho no caixote do lixo"eu digo nao pode ser" elas pode pode nos vimos as imagens das camaras de vigiliancia "entao mas a policia judiciaria pode mostrar imagens destas ?

Destaques V+