Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cientistas inventam sensor para salvar crianças esquecidas dentro de carros

17 nov, 2019 - 23:57 • Redação

O dispositivo utiliza tecnologia radar e inteligência artificial. O alarme é acionado quando o sistema deteta a presença de uma criança ou de um animal de estimação.

A+ / A-

Cientistas canadianos desenvolveram um sensor que permite detetar e alertar quando uma criança ou um animal de estimação fica esquecido no interior de uma viatura.

O dispositivo utiliza tecnologia radar e inteligência artificial. O alarme é acionado quando o sistema deteta a presença de uma criança ou de um animal.

O pequeno sensor - cabe na palma da mão - pode ser colocado no tejadilho da viatura ou no espelho retrovisor interior. Tem 100% de precisão e não é dispendioso, garantem os investigadores da Universidade de Waterloo, no Canadá.

"Esta invenção vem resolver um problema grave e global", afirma George Shaker, professor de engenharia que faz parte da equipa de investigadores que ajudou a criar sensor.

O dispositivo impede que as portas do carro sejam trancadas e emite um sinal sonoro para alertar o condutor e quem esteja nas proximidades da viatura.

Uma média de 37 crianças morrem por ano esquecidas no interior de automóveis, só nos Estados Unidos, indica a organização “Kids and Cars”. Mas em 2019 já morreram 52 crianças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+