Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CGD

Procura por dívida da Caixa foi sete vezes superior à oferta

18 nov, 2019 - 18:05 • Redação

Banco público pagou taxa de juro de 1,25% para emitir 500 milhões de euros em dívida sénior a cinco anos. Tratou-se da primeira emissão deste tipo de dívida de um banco português.

A+ / A-

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) realizou esta segunda-feira uma emissão de dívida sénior não preferencial no montante de 500 milhões de euros, que teve uma procura de mais de sete vezes superior à oferta disponível, informou o banco em comunicado enviado às redações.

A procura ultrapassou os 3.500 milhões de euros, resultado de cerca de 220 ordens. A emissão tem um prazo de cinco anos e uma taxa de juro de 1,25%, mais baixa do que o esperado devido à elevada procura.

Esta foi a primeira emissão deste tipo de dívida de um banco português, pelo que a CGD estabelece a referência para operações que outros grandes bancos nacionais também poderão efetuar.

A emissão foi “colocada exclusivamente junto de investidores institucionais”, na sequência de um roadshow realizado a 14 e 15 de novembro em Lisboa, Paris e Londres, “durante o qual a CGD realizou reuniões com cerca de 40 investidores”.

“Na distribuição geográfica da colocação junto dos investidores destacaram-se o Reino Unido (28%), França (16%), Portugal (16%), Holanda (8%), Espanha (8%), e Itália (7%). Por tipo de investidores salienta-se as gestoras de ativos, que tomaram mais de 70% do total da emissão”, acrescenta o texto.

A emissão insere-se no plano de financiamento definido para o cumprimento dos requisitos de MREL (Minimum Requirements for own funds and Eligible Liabilitiues) fixados pelo Banco de Portugal, conforme decisão do Conselho Único de Resolução, sublinha a própria CGD.

Trata-se da terceira emissão colocada nos mercados de dívida internacionais desde o início da implementação do Plano Estratégico 2017-2020, que tem como objetivo melhorar o “perfil de risco da Caixa” e conseguir uma “significativa diminuição do custo de financiamento”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+