Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

MOSE. ​A barreira que não funciona em Veneza

13 nov, 2019 - 22:53 • José Carlos Silva

Projeto de instalação de barreiras metálicas para proteger a cidade italiana das cheias arrancou em 2003. De lá para cá, muita coisa correu mal.

A+ / A-

Deram-lhe o acrónimo de MOSE, o que significa em português Módulo Experimental Eletromecânico. No fundo, é uma barragem submersa, que quando ativada, sobe até à superfície para evitar que as marés vindas do Mar Adriático, inundem Veneza.

São, ao todo, 78 barreiras metálicas, que estão no seu lugar, num projeto que remonta a 2003.

De lá para cá, muita coisa correu mal no projeto: de fenómenos de corrupção, passando por derrapagens nos custos e nos prazos.

Deveria ter ficado operacional em 2011, mas na estimativa mais otimista só em 2021. E se assim for, estima-se que a fatura final ronde os 5,5 mil milhões de euros, em vez do valor inicial de 1,6 mil milhões.

Nesta altura, a barreira está implementada, mas os testes só vão começar no ano que vem.

A história não termina aqui. Segundo uma fonte à agência de noticias Reuters, parte da estrutura já começou a enferrujar. E o custo de manutenção será de 100 milhões de euros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+