|
A+ / A-

Catalunha

França ameaça usar a força se estrada na fronteira com Espanha não for desbloqueada

11 nov, 2019 - 16:07 • Agência Lusa

Manifestantes catalães estão mobilizados em La Jonquera contra a condenação judicial de independentistas.

A+ / A-
Independentistas catalães bloqueiam autoestrada entre Espanha e França
Independentistas catalães bloqueiam autoestrada entre Espanha e França

A polícia francesa advertiu esta segunda-feira que os manifestantes independentistas catalães que cortaram a autoestrada entre Espanha e França em La Jonquera devem levantar o bloqueio, caso contrário as autoridades recorrerão à força para desimpedir a via.

Os manifestantes, mobilizados pelo grupo “Tsunami Democràtic”, que apela a ações de desobediência civil em protesto contra a condenação judicial de independentistas catalães, entraram em território francês e forças antimotim da polícia francesa foram destacadas para o local.

Ao princípio da tarde, os manifestantes estavam sentados no asfalto da AP7, junto a Girona, fazendo frente ao cordão policial francês.

Para bloquear a passagem na fronteira, os manifestantes utilizaram automóveis, entretanto retirados pela polícia ou pelos próprios, e construíram barricadas com materiais de obras.

O protesto recebeu o apoio da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC).

Marta Vilalta, porta-voz daquela formação, afirmou à imprensa que a ação “é legítima” desde que seja realizada “no quadro democrático” e sem violência.

As ações de reivindicação, a nível institucional ou nas ruas, “partilham um objetivo: o de que deve haver uma solução democrática, baseada no reconhecimento dos direitos fundamentais, entre os quais a autodeterminação da Catalunha”, disse a porta-voz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Camponio da Beira
    11 nov, 2019 Viseu 16:27
    Só há um problema, o direito á livre circulação de pessoas mercadorias e bens está a ser violado, portanto....se os manifestantes têm que lhe leve comida, os que estão boqueados não.....