A+ / A-

Papa defende médicos de família para todos

21 mai, 2024 - 15:00 • Aura Miguel

Este sábado, o Papa receberá em audiência mais de 300 médicos promotores desta campanha.

A+ / A-

“Obrigado, doutor” é uma iniciativa global que já reuniu mais de um milhão de pessoas e associações da sociedade civil com o objetivo de promover e valorizar o papel dos médicos de família, inseridos nos sistemas de saúde.

A iniciativa “Thank you, doctor!”, foi lançada em novembro de 2023, no Vaticano e deu origem a uma “Declaração pela re-descoberta do médico de família”, dirigida sobretudo aos agentes sociais e políticos, “para que se esforcem por recolocar, no centro dos nossos sistemas de saúde, a relação médico-doente”.

No próximo sábado, 25 de maio, o Papa receberá em audiência mais de 300 médicos promotores desta campanha. Mas não é a primeira vez que Francisco defende a figura do médico de família.

Em novembro de 2022, num encontro em Roma, denunciou que “infelizmente, corre-se o risco de, para privilegiar a excelência, se descuide da boa qualidade dos serviços de saúde territoriais, ou então, tornam-se de tal modo burocráticos que as pessoas idosas ou pouco instruídas, acabam, de facto, por ficar excluídas ou marginalizadas”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+