Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSOE à frente em dia de debate decisivo a cinco em Espanha

04 nov, 2019 - 06:23 • Redação com Lusa

O único debate eleitoral da campanha terá lugar esta segunda-feira. Sondagem do jornal "El País" atribui vitória a Pedro Sánchez.

A+ / A-

Uma só semana de campanha e um único debate eleitoral que terá lugar esta segunda-feira no Pavilhão de Cristal do parque urbano da Casa de Campo, em Madrid. Assim se antecipam as eleições espanholas agendadas para este domingo, dia 10 de novembro.

Pedro Sánchez, do PSOE, Pablo Casado, do PP, Albert Rivera, do Ciudadanos, Pablo Iglesias, do Unidos Podemos, e Santiago Abascal, do partido de extrema-direita Vox, vão começar por responder cada um deles à pergunta: “Estamos perante uma repetição eleitoral. Como saímos desta?”.

No debate televisivo que começa às 22h00 (21h00 em Lisboa) e se prolonga durante duas horas e 45 minutos, os candidatos dos cinco maiores partidos espanhóis, que reduziram significativamente desde domingo a sua participação na campanha eleitoral de oito dias, disputarão os votos dos indecisos para tentar pôr fim ao impasse em que se encontra o país.

“Todos vão estar contra todos” e em particular “todos contra Sánchez”, num debate que deverá ser marcado por fortes críticas à direita da gestão socialista, da crise catalã e da condução da política económica do país.

Nas últimas eleições, a 28 de abril, o PSOE alcançou o maior número de votos com 28,7%, seguido pelo PP 16,7%, o Ciudadanos 15,9%, o Unidas Podemos 14,3% e o Vox 10,26%.

De acordo com uma sondagem publicada este domingo no diário espanhol El País, o PSOE mantém a liderança com 27,3%, seguido pelo PP que sobe para 21,2% e o Vox, que poderá tornar-se no terceiro partido mais relevante em Espanha, com 13,7%.

A notável queda do Ciudadanos, que desce 7,6% na mesma sondagem, pode impulsionar a ascensão dos partidos mais à direita. Também, à esquerda o Unidas Podemos desce para 12,4%.

A confirmar-se o resultado da sondagem do jornal "El País", tanto o bloco de partidos à esquerda (PSOE, Unidas Podemos e Mais País) como à direita (PP, Cidadãos e Vox) ficariam longe da maioria absoluta de 176 deputados, num total de 350 assentos parlamentares.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+