Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Finanças detetam “despesas ilegais” de 1,6 milhões na Câmara de Almada

29 out, 2019 - 00:50 • Redação

Valor diz respeito ao período entre 2014 e 2016, em que autarquia era liderada pelo comunista Joaquim Judas. Compra de relógios e telemóveis para os trabalhadores com mais de 25 anos de casa é um dos exemplos.

A+ / A-

Uma auditoria da Inspecção-Geral das Finanças (IGF) à Câmara Municipal de Almada encontrou “despesas ilegais” no valor de 1,6 milhões de euros, num período compreendido entre 2014 e 2016, avança o “Público”. O presidente era então o comunista Joaquim Judas, que perdeu as eleições em 2017 para a socialista Inês de Medeiros.

Os inspetores deteram “diversas irregularidades e insuficiências de natureza administrativa, bem como indícios de infracções de natureza penal e financeira”. O relatório será por isso enviado para o Ministério Público e para o Tribunal de Contas e as responsabilidades recaem sobre os chefes de departamento e não sobre os então eleitos.

De acordo com a mesma notícia, a inspeção deparou-se com um exagerado recurso ao ajuste directo, usado em 85% dos processos (154 empreitadas), enquanto o concurso público “foi utilizado em 27 empreitadas”. A compra de relógios e telemóveis para os trabalhadores com mais de 25 anos de casa, no valor de 163 mil euros, é um dos exemplos de ilegalidade.

Em resposta ao “Público”, a CDU de Almada argumenta que “há diferentes interpretações” sobre a lei e apelida as acusações de ilegalidade de “excessivas”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • comunistas
    30 out, 2019 12:34
    O comunismo já é mau por si só, mas ainda conseguem existir comunistas que lhe dão um nome muito pior. Espero que o tribunal actue e não seja brando.

Destaques V+