Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tecnologia

Primeiro e-mail foi enviado há 50 anos

29 out, 2019 - 07:56 • Redação

Leonard Kleinrock, investigador da Universidade da Califórnia, foi a primeira pessoa no mundo a enviar um e-mail.

A+ / A-

Esta terça-feira faz 50 anos que o primeiro e-mail foi enviado.

Ainda a Internet estava em construção quando, nos Estados Unidos, se tentava a ligação entre dois computadores, separados fisicamente, através da rede ARPA.

A primeira mensagem dizia apenas “LO”, uma palavra sem sentido. A rede caiu antes que Leonard Kleinrock, investigador da Universidade da Califórnia, conseguisse terminar de escrever a palavra “LOGIN”.

Hoje, o e-mail é a ferramenta mais popular que a internet proporcionou. Estima-se que uma em cada três pessoas tenha, pelo menos, uma conta. Por alto, é possível dizer que haverá cerca de três mil milhões de contas espalhadas pelo mundo.

Cinquenta anos depois da primeira tentativa não ter corrido da melhor forma, o e-mail é agora usado de forma corrente, até em smartphones. É a terceira fase desta forma de comunicar, como explica Sérgio Magno, diretor da revista Exame Informática, à Renascença.

“Podemos dividir o e-mail em três áreas. Primeiro, quando apareceu, era sobretudo aquela ideia de utilização dos computadores, o e-mail cliente, os servidores que estavam nas empresas. Um pouco mais tarde, surgiu o webmail. Quando apareceu o Gmail e o Hotmail houve um grande momento de popularização. Já não estávamos dependentes das empresas e dos computadores. Podíamos ir à internet e aceder ao nosso e-mail, de forma gratuita. Mais tarde, um terceiro momento, que é o dos dispositivos móveis. Sabemos, através da estatística, que a grande maioria dos nossos e-mails são trocados através de dispositivos móveis”, explica o investigador.

Nesta conversa, o diretor da "Exame Informática" alerta que as contas pessoais não se devem confundir com as profissionais e realça que é necessário confirmar sempre a origem do remetente quando são solicitados dados pessoais.

E para reforçar a segurança da conta de e-mail é necessário ter alguns cuidados.

“Devemos ter aquela boa prática de, de vez em quando, alterar a nossa password. Quanto mais tempo mantermos a mesma password, maior é a probabilidade de ela ir parar às mãos erradas. As pessoas continuam a cometer os mesmos erros como usar passwords fáceis, nunca as mudar ou usar a mesma para diferentes serviços”.

Há empresas que já controlam a segurança do e-mail, obrigando os trabalhadores a alterarem a password com frequência.

Em Portugal o correio eletrónico é mais recente. A primeira mensagem entre dois computadores foi enviado há 34 anos pelo Departamento de Informática da Universidade do Minho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Valente
    29 out, 2019 Porto 10:28
    Dificilmente se pode considerar que se trate do primeiro email. Um email não começa com "login". O que Leonard Kleinrock estava provavelmente a fazer era uma conexão remota entre dois computadores, provavelmente usando um programa tipo "telnet". A ligação terá sido estabelecida, mas ao tentar fazer "login" na máquina remota, a ligação terá caído.

Destaques V+