Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido

Boris Johnson volta a pedir eleições antecipadas. É a terceira vez desde setembro

28 out, 2019 - 07:30 • Redação com agências

Proposta foi anunciada na passada semana, perante a iminência de mais um adiamento do Brexit, que será conhecido esta quinta-feira.

A+ / A-

Pela terceira vez, o primeiro-ministro britânico vai pedir à oposição no parlamento londrino, esta segunda-feira, que viabilize eleições legislativas antecipadas para 12 de dezembro.

Boris Johnson precisa de 434 votos favoráveis, ou seja, que dois terços da Câmara dos Comuns apoie a moção para aprovar a lei.

Bloqueada duas vezes em setembro, a proposta foi anunciada na passada semana pelo primeiro-ministro, perante a iminência de mais um adiamento do Brexit, que será conhecido esta quinta feira.

A União Europeia ainda não respondeu oficialmente, mas várias fontes indicam que os 27 Estados-membros deverão aceitar prolongar o processo, de forma a ratificar o acordo de saída do Reino Unido da UE.

O primeiro-ministro britânico desafiou, na sexta-feira, o líder da oposição Jeremy Corbyn a que “seja homem” e apoie a convocação de eleições antecipadas para 12 de dezembro, durante uma entrevista à Sky News.

“Está na hora do Jeremy Corbyn se comportar como um homem”, para que se possam “realizar eleições a 12 de dezembro”, afirmou o líder conservador à estação de televisão britânica.

Jeremy Corbyn voltou a frisar que o seu partido não votará a favor das eleições enquanto a ameaça de um Brexit sem acordo não fosse descartada.

A votação do Partido Trabalhista é essencial para a realização das eleições, que tem de ser aprovada por dois terços dos deputados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+