Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Festival Eurovisão da Canção Júnior

De Paços da Serra para o mundo, Joana mostra que não há fronteiras na música

25 out, 2019 - 23:16 • Liliana Carona

Joana Almeida, que coleciona troféus nacionais e internacionais, é a representante portuguesa no certame que vai decorrer em Gliwice, na Polónia, a 24 de novembro. A cantora de 10 anos apresenta o tema “Vem Comigo (Come with me)”.

A+ / A-

Depois de Isaura (natural de S. Paio, concelho de Gouveia), que compôs a música "O Jardim", interpretada por Cláudia Pascoal, para o festival Eurovisão da Canção de 2018, há mais uma conterrânea nos trilhos dos festivais Eurovisão. Joana Almeida, de 10 anos, natural de Paços da Serra, concelho de Gouveia, está pronta para mostrar porque foi a escolhida para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção Júnior, com o tema “Vem Comigo (Come with me)“, da autoria de João Pedro Coimbra. A canção fala do ambiente e do papel das crianças e dos jovens na proteção do planeta Terra.

Depois de ter vencido a Gala dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, tornou-se a escolha da RTP para representar Portugal em Gliwice, na Polónia, no dia 24 de novembro, evento que será transmitido pela RTP em direto. Joana Almeida tem as estantes do quarto cheias de troféus. O último conseguido há poucos dias, depois de ter vencido o concurso internacional Hybla Music Contest, em Itália. Porém, o mais desejado é o troféu do Festival Eurovisão da Canção Júnior (JESC).

É no meio da natureza, na Quinta Vale Verde, em Paços da Serra, que Joana Almeida canta, desde muito pequenina, garante a mãe Isabel Pinheiro. “É o cantinho dela. Quando vamos a um festival externo perguntam-nos sempre de onde é, e a Joana está a abrir os horizontes desta zona. Não é só Lisboa e estamos a apostar na nossa filhota, que começou a cantar com um ano de idade”, revela a mãe Isabel acrescentando que decidiu agir quando percebeu o talento da filha.

“Pedimos a uma professora que fizesse uma avaliação e aí vamos nós atrás da Joana”, sorri. Será que Joana vence concursos internacionais de música com uma perna às costas ou esse é o resultado de muito esforço? A cantora frequenta o quinto ano de escolaridade e o Conservatório em Seia e tem ainda na agenda as aulas particulares da professora Ana Carina Reis. “Treino três vezes por semana, piano, formação musical e outro dia para canto Não posso comer muitos doces nem gelados. É difícil, mas vou aguentando”, realça Joana, que não esmorece, até porque já recebeu uma mensagem de apoio de Salvador Sobral, um dos seus ídolos.

A votação poderá ser feita nos dias 22, 23 e 24 de novembro em https://junioreurovision.tv/. Joana Almeida confessa-se “entusiasmada, nervosa e contente” e lança o apelo: "Têm que votar em quatro países, mas que um deles seja Portugal. Espero que votem em mim e que gostem da minha música”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+