Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Primeiro salário - 23/10/2019

O Mundo em Três Dimensões

O que fez com o seu primeiro ordenado?

23 out, 2019 • Marta Grosso , Paulo Teixeira (sonorização)


Se começou a trabalhar em 1985, é possível que o seu salário rondasse os 100 euros – ou 20 mil escudos (20 contos). Hoje, o salário médio ronda os 900 euros, segundo a Pordata.

Ainda se lembra do que fez com o seu primeiro ordenado? Há quem diga que a primeira coisa que se deve fazer, não havendo dicas, é “comprar a roupa que tinha debaixo de olho”.

Mas pode ser outra coisa: ir ao cinema, a um concerto ou a um restaurante em especial. É uma espécie de comemoração.

Mais dicas:

  • Estabeleça metas – se quer fazer uma viagem ou adquirir algo de elevado valor, pense num plano de poupança. E cumpra-o, já agora;
  • Não dê passos maior que a perna. Quando se começa a ganhar dinheiro é fácil começar também a sonhar, o que nos leva para a dica anterior: definir metas.

Hoje, há muitos bancos que têm ao dispor uma conta ordenado. Basicamente, são contas com benefícios associados, mas também com os devidos custos.

Por isso, se quer saber onde colocar o dinheiro que ganha a trabalhar, o melhor é informar-se e comparar todas as propostas bancárias antes de decidir onde colocar o… vamos dizer… chorudo ordenado. Assim seja!

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.