Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD: Rui Rio deve anunciar recandidatura à liderança

21 out, 2019 - 14:33 • Paula Caeiro Varela

O presidente do PSD marcou para as 18h30 desta segunda-feira a leitura de uma declaração aos jornalistas.

A+ / A-

O presidente do PSD, Rui Rio, marcou para as 18h30 desta segunda-feira a leitura de uma declaração aos jornalistas que deverá servir para anunciar a recandidatura à liderança do partido.

A declaração de Rio, prevista para uma unidade hoteleira no Porto, acontece quando há já dois candidatos alinhados: Luís Montenegro e Miguel Pinto Luz.

Rui Rio mantém-se em silêncio desde a noite eleitoral, qaundo disse que iria "ponderar" sobre o seu futuro. Na quarta-feira, fez saber, mesmo antes da reunião da Comissão Política Nacional, que não falaria aos jornalistas, embora a Renascença tivesse apurado que a sua equipa estava a trabalhar com o cenário de o atual líder ser novamente candidato às eleições internas.

Mesmo os mais próximos do líder do PSD recusam dizer taxativamente se Rio avança ou não para novo mandato, sendo as frases mais repetidas por várias fontes social-democratas que "a decisão é exclusivamente do presidente", ou "isso só ele é que poderá dizer". Mas a verdade é que todos admitem esperar que sim, que Rio aceite ir a jogo.

Apesar de a usa equipa estar a funcionar numa lógica de recandidatura, na fim da semana passada começaram a surgir dúvidas e Rui Rio foi fazendo vários contactos, mesmo fora do seu circulo habitual, para escutar opiniões sobre o Governo e a duração da legislatura.

No sábado, depois de o Expresso ter publicado em manchete que o líder do PSD avançaria para uma recandidatura, Rui Rio escreveu na rede social Twitter que “o texto pode servir para entreter quem lê. “Não dei qualquer informação sobre o que lá é narrado a ninguém”, escreveu Rui Rio

Agora, na tarde desta segunda-feira, será o próprio a anunciar a sua decisão que, ao que tudo indica, será de recandidatar-se à liderança do partido, que venceu há dois anos contra Pedro Santana Lopes, com 53 por cento dos votos dos militantes.

Nas diretas de janeiro, Rui rio terá, para já, uma certeza: tem mais do que um adversário, o que poderá levar à necessidade de realizar uma segunda volta se nenhum dos candidatos tiver mais de 50 por cento na primeira volta.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+