Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve geral na Catalunha. Estradas cortadas, aviões em terra, escolas desertas e lojas fechadas

18 out, 2019 - 10:09 • Redação com Lusa

Elevada adesão à greve desta sexta-feira. Os grandes hospitais públicos são a exceção, por força dos serviços mínimos decretados.

A+ / A-

A greve geral na Catalunha, decretada para esta sexta-feira, está a condicionar fortemente a mobilidade na região de Barcelona e noutras zonas urbanas da região.

Há várias estradas cortadas, como são os casos da N-145, que liga a Andorra, e A-27, que dá acesso ao porto de Tarragona.

No aeroporto de Barcelona-El Prat, há registo, a meio da manhã desta sexta-feira, de pelo menos 55 voos foram cancelados. A maior parte das ligações aéreas afetadas (36) é da companhia Vueling. Já a Ibéria cancelou 12 voos que deviam fazer a ligação entre Madrid e Barcelona.

Forças de segurança encontram-se posicionadas em vários pontos do aeroporto para evitar que se repitam situações como as que ocorreram na segunda-feira quando milhares de manifestantes colapsaram as instalações.

Os efeitos da greve e do clima de instabildiade que se vive na nação catalã chegam também ao mar. Um navio de cruzeiro da empresa Viking Ocean Cruises com 918 passageiros a bordo que devia atracar no sábado no porto de Barcelona foi forçado a alterar a rota para Valência

Já a frota de autocarros da cidade de Barcelona está a trabalhar a 90 por cento, embora a fluidez da circulação cause transtornos e atrasos. Múltiplas marchas de manifestantes estão em curso na cidade e em alguns pontos a circulção de veículos é condicionada ou mesmo cortada.

Elevada taxa de adesão verifica-se nas universidades, que, apesar de se manterem de portas abertas, não têm praticamente alunos.

A imprensa catalã dá ainda conta de que grupos de piquetes de greve instaram várias lojas do centro de Barcelona a encerrar portas. Nos casos verificados, o apelo foi seguido, sob aplausos de grupos de manifestantes.

Menos efeitos da paralsição registam-se nos grandes hospitais públicos. Os serviços mínimos decretados pelo governo garantem o pleno funcionamento das urgências e apenas poderão ser afetadas algumas cirurgias programadas.

Em dia de greve geral, o Governo da Catalunha mantém em permanência um gabinete de crise que já procedeu à análise dos incidentes da última noite e reafirmou a determinação da Generalitat em não tolerar nenhuma ação violenta de grupos organizados.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+