Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Oriol Junqueras: "Espanha não está interessada numa solução política para a Catalunha"

16 out, 2019 - 11:23

Num artigo que assina no diário norte-americano "The Washington Post", o ex-vice-presidente do governo da Catalunha diz que "a prisão pode ser outro passo no caminho caminho rumo à liberdade" e mostra-se convicto de que "o referendo de autodeterminação é inevitável".

A+ / A-

O ex-vice-presidente do governo da Catalunha, Oriol Junqueras, preso em Barcelona e condenado a 13 anos de prisão, acusa a Espanha de não estar "interessada numa solução política" para o conflito aberto com a Catalunha.

"O primeiro-ministro socialista, Pedro Sánchez, tal como o seu antecessor, o conservador Mariano Rajoy, nunca quiseram fazer parte da solução", defende Junqueras, num artigo que assina esta quarta-feira no diário norte-americano "The Washington Post".

Para o dirigente político catalão, a democracia espanhola "entrou numa fase extremamente perigosa" e está mesmo "sob ameaça".

"A Espanha está a limitar e a condicionar o exercício da democracia e dos direitos civis e políticos de todos os cidadãos", acusa, acrescentando que "o governo espanhol está a acender as chamas do conflito, em vez de trabalhar para encontrar uma solução política através do diálogo".

Oriol Junqueras reafirma que "o referendo de autodeterminação é inevitável", restando saber, apenas, "quando e como será realizado".

"Se a Espanha não quiser se sentar do outro lado da mesa, a comunidade internacional terá que forçá-los a fazê-lo ou, na pior das hipóteses, tomar o seu lugar."

"Espanha disse aos cidadãos da Catalunha que eles não têm o direito de decidir sobre seu futuro de maneira democrática, limitando assim seus direitos civis e políticos. No entanto, iniciou-se um novo período em que esse conflito deverá ser tratado e resolvido por consenso internacional, pelas instituições europeias, pelas Nações Unidas e, se necessário, pelos tribunais internacionais", sublinha Junqueras.

A prisão como "passo" de um "caminho rumo à liberdade"

Sobre a decisão do Supremo Tribunal de o condenar a 13 anos de cadeia, o ex-vice-presidente do governo da Catalunha lembra que, "quando a injustiça reina, não é incomum que pessoas inocentes passem algum tempo na prisão".

"Sabíamos que a prisão poderia ser outro passo nesse caminho rumo à liberdade", diz.

"Cadeia e exílio não são sintomas do fracasso do movimento pró-independência, mas muito pelo contrário. A repressão indiscriminada prova o fracasso do chamado Estado de Direito da democracia imatura que Sánchez e seu ministro das Relações Exteriores, Josep Borrell, estão fazendo um esforço para defender", acusa

Considerando que o julgamento a que foi sujeito teve cariz "político", uma vez que "não julgava factos, mas ideias", Junqueras aponta que o único objetivo da Justiça de Madrid foi "restringir o direito dos catalães de decidir sobre seu futuro".

"A sentença foi um ataque direto ao Estado de Direito - um erro histórico que terá sérias conseqüências nas relações entre a Catalunha e a Espanha", constituindo, também, "uma afronta ao tipo de solução política para o conflito que a comunidade internacional exige".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+