|
A+ / A-

Eleições. Ultraconservadores ganham força na Polónia

13 out, 2019 - 22:38 • Redação com Reuters

O partido Lei e Ordem, do eurocético Jaroslaw Kaczynski, poderá ter conseguido a sua maior vitória de sempre.

A+ / A-

O partido Lei e Ordem (PiS) é o grande vencedor das eleições legislativas desde domingo na Polónia. Os ultraconservadores mantêm a maioria e podem ter conseguido o melhor resultado de sempre.

As projeções apontam para uma vitória do PiS, com 43,6% e um total de 239 deputados, o suficiente para controlar o parlamento.

A Coligação Cívica (centro) fica em segundo lugar, com 27,4% e 130 deputados, seguida da Esquerda, com 11,9% e 43 assentos.

“Vencemos”, declarou o líder do partido Lei e Ordem. O eurocético Jaroslaw Kaczynski falava aos seus apoiantes na sede de campanha, em Varsóvia.

Os primeiros resultados oficiais só deverão começar a ser divulgados na segunda-feira.

A afluência às urnas aumentou para 61,1%, a maior percentagem em eleições parlamentares desde o escrutínio de 1989, no final do domínio comunista.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.