Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - 150 anos de Ghandi - 10/10/2019

O Mundo em Três Dimensões

Ghandi nasceu há 150 anos e nunca foi Nobel da Paz

10 out, 2019 • Marta Grosso , Paulo Teixeira (sonorização)


Tornou-se no maior símbolo da não-violência no século XX, esteve entre a lista de candidatos ao Nobel da Paz cinco vezes, mas nunca ganhou.

Ghandi nasceu a 2 de outubro de 1869. Era tímido, mas isso não o impediu de defender a justiça e a paz.

Sabendo que era impossível desafiar diretamente o poder militar britânico, optou por ações de desobediência. Sempre pacíficas.

Um dos episódios mais marcantes ficou conhecido como a Marcha do Sal. Aconteceu em 1930. Durante mais de 24 dias, Ghandi e os seus seguidores percorreram quase 200 quilómetros em direção ao mar.

Ao início, o grupo era composto por 78 pessoas. No final da marcha, já eram 60 mil.

Ghandi era advogado, tirou o curso de Direito em Inglaterra. Na sua opinião, a advocacia servia para apurar a verdade – mais do que para incriminar a pessoa que praticou o delito.

“Aprendi a descobrir o lado bom da natureza humana e a entrar nos corações dos homens. Percebi que a verdadeira função de um advogado era unir partes separadas", escreve na única obra que deixou.

O livro chama-se: “A história das minhas experiências com a verdade”.

Durante todo o processo de rebelião indiana, muitos se perguntaram como é que um homem de aparência tão frágil conseguiu derrubar um império.

O Comité Nobel sueco lamenta a falta de nunca lhe ter atribuído o prémio. Quando Dalai Lama foi o galardoado, o presidente do Comité afirmou que, em parte, era também uma homenagem à memória de Mahatma Ghandi – Grande Alma, na tradução para português.

Neste mês em que se assinalam os 150 anos do nascimento de Ghandi, termino com uma frase desta Grande Alma: “Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja, não quer dizer que ele esteja sujo por completo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.