Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alerta de Arménio Carlos na campanha da CDU. "A lógica da redução de rendimentos ainda está aí"

02 out, 2019 - 12:37 • Cristina Nascimento com Redação

A CDU promoveu uma mesa-redonda dedicada à temática do trabalho por turnos e da jornada contínua. Jerónimo de Sousa promete lutar pelas reinvindicações de quem trabalha por turnos e em jornada, apesar de "quando se trata de direitos dos trabalhadores, a relação de forças se alterar" no parlamento.

A+ / A-

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, juntou-se esta quarta-feira à campanha da CDU para dizer, em jeito de alerta, que "a lógica da redução dos rendimentos não terminou".

"Nós, as vezes, falamos dos tempos da 'troika', que foram tempos difíceis. Houve redução dos salários, redução dos direitos, mas a lógica da redução dos rendimentos não terminou, ela está aí. Não é no salário-base, mas é em matérias de expressão pecuniária, nomeadamente no trabalho extraordinário e no trabalho noturno", disse Arménio Carlos, em Almada, durante uma mesa-redonda dedicada à temática do trabalho por turnos e da jornada contínua.

A mesa-redonda contou com intervenções de trabalhadores de várias áreas, tendo um deles - João Ricardo, da Infraestruturas de Portugal - denunciado que no seu setor há "cargas horárias entre seis e dez horas, acabando as 40 horas por ser uma treta."

"A semana é de seis dias, proque as folgas são rotativas, e numa semana, posso fazer 60 horas", exemplificou.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, respondeu que os deputados eleitos pela CDU não deixarão cair na próxima legislatura reivindicações como a antecipação da idade da reforma, mais dias de férias e pagamento de subsídio por turno, mas advertiu que essa "não vai ser uma batalha fácil", uma vez que "quando se trata de direitos dos trabalhadores, a relação de forças altera-se" no parlamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+