Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa e Catarina Martins chocam sobre a formação da "geringonça"

24 set, 2019 - 00:07 • Redação com Lusa

Leis laborais, carga fiscal, SNS e negociações para 'geringonça' marcam debate a seis na RTP.

A+ / A-

Veja também:


As leis laborais, à esquerda, e o estado do SNS e aumento de impostos, à direita, marcaram esta segunda-feira o debate televisivo entre os seis líderes partidários, com Catarina Martins e António Costa a recuarem à formação da 'geringonça'.

Num debate, transmitido em simultâneo na RTP 1 e RTP 3, e que começou quase um quarto de hora mais tarde face ao previsto, a coordenadora do BE, Catarina Martins, aproveitou para responder às declarações do secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, no debate radiofónico da manhã com o líder do PSD.

No frente a frente, organizado pelas rádios Renascença, Antena 1 e TSF, o secretário-geral do PS afirmou que o Bloco fez do PS o seu adversário em 2015 e disse esperar que depois das eleições de 6 de outubro, o Bloco "reveja a sua posição mais cedo" e não após "a reunião do PS com o PCP", como afirmou que aconteceu há quatro anos.

Esta noite, no debate entre os líderes das seis forças com assento parlamentar - PSD, PS, BE, CDS, PCP e PAN - a coordenadora nacional bloquista referiu-se a "uma espécie de reescrita da história" dos últimos quatro anos e disse querer deixar "as coisas claras".

Catarina Martins dirigiu-se a António Costa, sublinhando que na manhã das eleições em 2015, PS e Bloco reuniram "de forma informal".

Na réplica, António Costa afirmou: "Eu tenho por princípio de boa educação, nunca falo em público das reuniões que tenho em privado".

"Não disse nada que não esteja escrito em livros e confirmado por dirigentes do PS", referiu mais à frente Catarina Martins.

O secretário-geral do PS contrapôs que "quem quer reescrever a história é a Catarina Martins", por descrever os últimos quatro anos como "a história do confronto entre o PS e os partidos à esquerda".

"Só na sua cabeça e do Bloco de Esquerda pode haver esta descrição desta legislatura", defendeu Costa, recusando depois que o BE o PCP sejam empecilhos.

No entanto, António Costa criticou que, ao contrário de PCP e BE criticam o PS e "estão no seu direito", os socialistas não podem falar sobre aqueles partidos, porque "então, aí, cai o Carmo e a Trindade".

Já o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sublinhou que a solução que marcou a legislatura foi fruto da "arrumação de forças" no parlamento, mas avisou que a "conjuntura não é repetível", porque este é "outro tempo" e as circunstâncias são outras.

O líder social-democrata, Rui Rio, considerou que se estava perante "um arrufo que normalmente é tratado dentro de casa" ou nos "julgados de paz", não acreditando por isso numa dissolução definitiva da solução governativa dos últimos quatro anos.

"Se o PS precisar do apoio do PCP e do Bloco de Esquerda para governar, lá teremos, naturalmente, e também outra vez a 'geringonça' de certeza", considerou.

Para a presidente centrista, Assunção Cristas, ficou "clarinho como a água" que PS, BE e PCP "vão entender-se todos ou não" mediante os resultados das eleições.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Santos
    24 set, 2019 Tojal 09:35
    A Costa e à geringonça parece que tudo vai de feição, porém o Céu falou e disse em 1/11/2015: "Há um político que se governar o vosso país, irá deixar a vossa nação mais abalada, e deste abalo, irá começar um período muito crítico para Portugal. Muita coisa nova irá acontecer. Homens, mulheres e crianças irão sofrer consequências justas e injustas, provocadas por erros. Em Fátima meus filhos alertei o mundo inteiro do perigo da ideologia comunista, vos avisando que esta se espalharia pelo mundo todo. A Igreja do Meu Filho Jesus, por várias vezes, já condenou o comunismo e o socialismo, de sorte que um católico fiel não pode jamais apoiar qualquer forma de socialismo, marxismo ou comunismo, nomes diferentes para o mesmo mal ou o mesmo veneno. Vou relembrar-vos novamente as minhas palavras em Fátima. Alertai-vos:” Se atenderdes aos meus pedidos a Rússia se converterá e terão Paz. Se o não fizerdes a Rússia espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados…Mais uma vez, meus filhos, os meus pedidos não foram atendidos, e o comunismo, o marxismo ou socialismo, se espalhou como uma terrível peste pelo mundo. Para se evitar todo este mal meus filhos, é preciso rezar muito o meu Rosário (o terço), fazer penitência, ter devoção ao Sagrado Coração de Jesus Cristo e ao Meu Imaculado Coração." Os portugueses que esperem sentados.
  • Petervlg
    24 set, 2019 Trofa 08:55
    Costa, é malcriado e sem educação. uma pessoa sem qualquer escrúpulos em diminuir as mulheres, fez isto com Crista e com a Catarina

Destaques V+