Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Economia portuguesa a crescer. PIB aumenta 1,8% face ao ano passado

14 ago, 2019 - 10:05 • Lusa

Os dados referem-se ao período entre abril e junho e foram divulgados esta quarta-feira pelo INE.

A+ / A-

O Produto Interno Bruto (PIB) português aumentou, em termos homólogos, 1,8% no segundo trimestre deste ano e progrediu 0,5% em cadeia, mantendo o ritmo do trimestre anterior.

Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgada nesta quarta-feira, “o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu, refletindo a desaceleração das despesas de consumo final e, em larga medida, do investimento”.

“Em sentido contrário, o contributo da procura externa líquida foi menos negativo que o observado no trimestre anterior, em resultado da maior desaceleração das importações de bens e serviços que a observada nas exportações de bens e serviços”, acrescenta o documento.

Em junho, o INE revelou que Portugal obteve um excedente orçamental de 0,4% do PIB até março – um resultado melhor do que a meta do Governo para o conjunto do ano.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+