A+ / A-

México

Assalto milionário à Casa da Moeda lembra série de TV

06 ago, 2019 - 21:21 • Redação com Lusa

Ladrões levaram mais de 1.500 moedas de ouro avaliadas em mais de 2,2 milhões de euros.

A+ / A-

Homens armados assaltaram esta terça-feira uma fábrica de dinheiro na cidade do México. Levaram moedas de ouro no valor de mais de 2,2 milhões de euros.

Duas pessoas, uma empunhando uma arma de fogo, invadiram a Casa da Moeda durante a manhã, depois de manietarem um guarda e lhe retirarem a arma, avança a polícia citada pela BBC.

Um dos assaltantes entrou no cofre, que estava aberto, e encheu uma mochila com 1.567 moedas de ouro.

A moeda, conhecida como “centenários”, tem um valor facial de 50 pesos mexicanos, mas é tracionada por 31.500 pesos, o equivalente a 1.441 mil euros.

Apesar de os ladrões não terem usado máscaras de Dalí, as primeiras informações sobre o roubo lembraram de imediato a série de sucesso da Netflix, em que um grupo assalta a Casa da Moeda de Espanha seguindo um plano da personagem a quem chamam Professor.

O secretário de Estado da Segurança do México, Jesus Orta, garantiu, no entanto, que o assalto foi muito mais rudimentar e ficou muito longe dos acontecimentos que a série conta.

Em entrevista a uma televisão, o secretário de Estado admitiu, no entanto, que o início do golpe foi semelhante.

Os três funcionários da instituição, incluindo o segurança da entrada, todos desarmados pelos ladrões, foram levados para testemunhar na Procuradoria-geral da República, já que “o protocolo de segurança não foi aplicado”.

O tom de mistério e intriga intensificou-se uma hora e meia depois do assalto, quando se ficou a saber que um prédio de escritórios localizado a apenas 350 metros da Casa da Moeda tinha sido alvo de um ataque armado.

O caso teve origem numa discussão entre dois homens, que resultou num tiroteio, deixando um deles ferido, mas as autoridades não confirmaram se existe relação entre os dois acontecimentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+