Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha

Primeiro caso de listeriose nas Baleares

12 set, 2019 - 08:49 • Redação

O último balanço aponta para 34 pessoas hospitalizadas por listeriose e 214 casos confirmados.

A+ / A-

As autoridades de saúde espanholas confirmaram o primeiro caso de listeriose em Palma, nas Baleares.

Segundo o “El Mundo”, o hospital universitário de Son Espases enviou amostras para uma unidade de investigação em Madrid para confirmar que se tratar da mesma bactéria.

O número de hospitalizados por infeção confirmada ou com suspeitas de listeriose na Andaluzia está nos 34, entre os quais 15 grávidas, e os casos confirmados aumentaram para 214.

Este surto de listeriose já provocou três mortos e sete abortos.

O alargamento do tratamento a grávidas assintomáticas que comeram o alimento contaminado mantém-se “a bom ritmo”, graças ao “trabalho extraordinário” que estão a fazer todos os médicos de família, os ginecologistas e as parteiras, assim como ao “comportamento sereno e exemplar das mulheres grávidas”, segundo o comunicado.

Dados provisórios recolhidos até terça-feira, indicam que foram já contactadas 21.533 gestantes e que foi recomendado um tratamento com amoxicilina oral a 1.275 mulheres.

O porta-voz do gabinete técnico dos serviços de saúde e famílias para o acompanhamento da listeriose, José Miguel Cisneros, afirmou que os dados “continuam a mostrar que o surto está em remissão”, pela “redução contínua do número de casos novos de infeção e de pacientes hospitalizados”.

O que é a listeriose?
O que é a listeriose?
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+