Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Depois da listeriose, surto de botulismo devido a atum contaminado em Espanha

30 ago, 2019 - 17:56 • Redação

Quatro pessoas intoxicadas com atum contaminado, em Espanha. Lote da marca Dia não está à venda em Portugal, garante a cadeia de supermercados e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

A+ / A-

A Agência Espanhola de Segurança e Nutrição Alimentar ativou esta sexta-feira um alerta para um surto de intoxicação alimentar causado pela toxina botulínica, detetada em atum enlatado da marca Dia.

Pelo menos, quatro pessoas da mesma família ficaram doentes depois de consumirem o produto. Três pacientes já tiveram alta hospitalar.

Contactado pela Renascença, o grupo Dia Portugal esclarece que este produto não está à venda no nosso país. A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária também já confirmou essa informação.

Trata-se de um problema circunscrito a algumas regiões de Espanha, situação que estará também a ser resolvida, adianta a cadeia de supermercados, adianta o Dia.

A rede de supermercados Dia retirou a 10 de agosto 3.420 latas de atum em óleo de girassol de 900 gramas de forma preventiva após a notificação de uma possível contaminação por toxina botulínica detetada pelas autoridades de saúde.

Informou ainda que existe a confirmação da presença dessa toxina na análise de uma única lata de um produto fabricado pela conserveira galega Frinsa del Noroeste e da qual comercializa 1,35 milhão de unidades por ano, ou seja, cerca de 3.560 por dia.

O produto em causa é um atum enlatado em óleo de girassol de 900 gramas, marca Dia, pertencente ao lote 19/154 023 02587 com data de consumo preferencial em 31/12/2022, conforme detalhado hoje pela Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição.

De acordo com a cadeia de supermercados, o produto foi distribuído para estabelecimentos nas comunidades autónomas das Astúrias, Castela e Leão, Catalunha, Aragão, La Rioja, Múrcia, Navarra, Castilla-La Mancha e Valência, onde as latas afetadas foram retiradas.

O botulismo é uma doença rara, mas potencialmente mortal, causada pela bactéria “Clostridium botulinum”.

A toxina botulínica ataca o sistema nervoso. Pode provocar paralisia dos músculos, insuficiência respiratória e, nos casos mais graves, a morte.

O caso de botulismo coincide com o maior surto de listeriose alguma vez registado em Espanha, que já provocou a morte a dois adultos e cinco mulheres tiveram que abortar.

[notícia atualizada às 18h19]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+