Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

De regresso à velha Europa

06 mar, 2024 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Duas equipas portuguesas regressam hoje e amanhã à segunda mais importante competição organizada pel a Uefa, a Liga Europa, que entra assim na primeira mão dos oitavos-de-final.

O Sporting abre, ao cair da noite, as hostilidades, defrontando no Estádio José Alvalade a equipa italiana do Atalanta, sediado na cidade de Bérgamo, a poucos quilómetros de Milão, enquanto amanhã o Benfica recebe no Estádio da Luz os escoceses do Glasgow Rangers.

Face aos dados actuais, que se conhecem, é arriscado avançar com previsões respeitantes aos dois desfechos, embora se possa considerar o facto visível, segundo o qual as equipas portuguesas poderão estar, neste momento, em melhor condição do que os respectivos adversários.

O Sporting, que ainda não perdeu esta temporada no seu próprio recinto, passa no entanto por algumas dificuldades. Desde logo, por não poder contar com os habitualmente titulares Gonçalo Inácio, Pedro Gonçalves e António Adan, enquanto alguns dos demais companheiros começam a sentir o peso do esforço despendido ao longo dos últimos sete meses.

Convirá recordar que os leões defrontaram este adversário italiano na fase de grupos da Liga, com resultados que não os beneficiaram: primeiro, perderam em Alvalade o jogo da primeira mão, vindo depois a empatar em Bérgamo, o que, no conjunto significou que a equipa de Rúben Amorim não conseguir terminar em primeiro lugar essa mesma fase.

O Atalanta ocupa actualmente o sexto lugar no campeonato italiano, com 14 vitórias, 4 empates e nove derrotas, tendo marcado 49 golos e sofrido trinta, em 27 jornadas já disputadas.

Por agora ainda se encontra em lugar susceptível de levar a equipa à próxima edição da Liga Conferência mas, ao mesmo tempo, correndo o risco de ser apanhada tanto pelo Nápoles como pela Fiorentina.

Já o Sporting, ao contrário, está em situação bem mais confortável no campeonato português.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.