Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas 2019

A tradição volta à Madeira. Miguel Albuquerque é o cabeça de lista do PSD

29 jul, 2019 - 13:18 • Paula Caeiro Varela com Lusa

Número um em 2015, Sara Madruga da Costa passa a número três. Cabeça de lista na Madeira é o último a ser conhecido, na véspera de aprovação das listas em Conselho Nacional.

A+ / A-

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, vai encabeçar a lista de candidatos a deputados do PSD pelo círculo da Madeira. A Renascença apurou ainda os nomes dos três candidatos seguintes: são eles Sérgio Marques, Sara Madruga da Costa, cabeça de lista em 2015, e Paulo Neves, também deputado na legislatura que agora termina.

Com Miguel Albuquerque como número um, retoma-se “uma tradição” no arquipélago de indicar como número um da lista à Assembleia da República o líder do PSD da Madeira, o que acontecia com o anterior líder Alberto João Jardim, que nunca ocupou o lugar no Parlamento nacional por ter sempre assumido a presidência do Governo regional.

A exceção de indicar o líder do PSD da Madeira como número um à Assembleia da República registou-se há quatro anos, precisamente quando Miguel Albuquerque já presidia ao partido a nível regional. Nesse ano, a cabeça de lista foi Sara Madruga da Costa. Foram ainda eleitos Rubina Everlien Berardo, que não é candidata por opção própria, e Paulo Neves. Ao contrário do que sucedera em 2011 e no passado, o PSD elegeu apenas três deputados.

Direções nacional e regional em sintonia

“É o retomar de uma tradição e um sinal de que a direção regional está articulada e alinhada com a direção nacional”, referiu a fonte, um dia depois de o presidente do PSD, Rui Rio, ter participado no Chão da Lagoa, a tradicional festa do PSD da Madeira antes das férias.

Nos Açores, a Comissão Política Regional já tinha aprovado no início de julho o cabeça de lista pela região autónoma: o engenheiro eletrotécnico Paulo Moniz, natural da ilha de São Miguel.

Madeira e Açores têm autonomia na aprovação dos candidatos a deputados pelos seus círculos, mas com o anúncio do nome Miguel Albuquerque fica completo o leque de 22 cabeças de lista do PSD às legislativas de 6 de outubro, um dia antes do Conselho Nacional que aprovará as listas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+