Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Câmara de Faro distingue bispo do Algarve

06 set, 2019 - 20:10 • Ângela Roque

D. Manuel Quintas vai receber a Medalha de Ouro da cidade este sábado, na sessão solene que assinala o Dia do Município.

A+ / A-

A decisão de agraciar o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, foi tomada pela Assembleia Municipal de Faro, no dia 26 de julho. O galardão vai ser entregue este sábado, na cerimónia do Dia do Município, que este ano vai decorrer na Universidade do Algarve, em homenagem ao 40.º aniversário daquela instituição de ensino superior.

A Medalha de Ouro da cidade de Faro visa distinguir “pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras” que tenham contribuído “para o engrandecimento e dignificação” do município, ou que se tenham notabilizado “pelo seu reconhecido mérito, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos para a comunidade”, refere o Regulamento das Distinções Honoríficas da autarquia algarvia.

Na sessão solene, para além do bispo do Algarve, vão ser distinguidas mais oito personalidades do concelho, e também o Aeroporto de Faro.

D. Manuel Neto Quintas nasceu em Mazouco, concelho de Freixo de Espada à Cinta (Trás-os-Montes), em 27 de agosto de 1949.

Ordenado padre em 1977, esteve desde sempre ligado à Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), da qual chegou a ser Provincial.

Em 2000, o Papa S. João Paulo II nomeou-o Bispo Auxiliar do Algarve, mas só se tornou bispo titular da diocese em abril de 2004.

Ao longo dos anos desempenhou várias funções nos organismos da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), onde atualmente integra a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+