Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

À esquerda ou à direita, PAN diz estar disponível para "dialogar" com todos os partidos

04 set, 2019 - 23:58

André Silva reconhece, no entanto, que na última legislatura foi o PS a revelar “maior abertura” para "dialogar e acolher medidas" do PAN. "Neste momento, temos um PSD que não é social-democrata e que tem tido posições mais conservadoras em determinadas matérias", explicou.

A+ / A-

O porta-voz do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) assumiu esta quarta-feira que "é factual" que o PS demonstrou "uma maior abertura" para dialogar ao longo da legislatura, mas salientou que isso não impede que o partido o faça com outras forças políticas. "É factual que o Partido Socialista, relativamente ao Partido Social-Democrata e ao CDS-PP, demonstrou sempre uma maior abertura em falar, dialogar e acolher medidas do PAN", considerou André Silva, em entrevista à TVI no âmbito das eleições legislativas de 6 de outubro.

O cabeça de lista do partido por Lisboa lembrou que o "PAN tem uma tradição de diálogo com todos os partidos" e, apesar de reconhecer que foi possível "fazer aprovações quer à esquerda, quer à direita", a recetividade diverge em função do partido com o qual as conversas são tidas.

"Não é indiferente na medida em que, neste momento, temos um PSD que não é social-democrata e que tem tido posições mais conservadoras em determinadas matérias e bastante mais fechado", explicou, salientando, por isso, que "tem-se revelado muito mais difícil falar e dialogar" com os sociais-democratas do que com o partido liderado por António Costa.

No entanto, a aproximação ao PS durante a última legislatura não significa que "o PAN não dialogue com outros partidos, seja com o CDS-PP, seja com o PCP".

André Silva vincou ainda que entre conversas com os partidos com assento parlamentar e acordos há uma grande distância: "Daí a chegar a entendimentos são [coisas] completamente diferentes".

Questionado ainda sobre se o Pessoas-Animais-Natureza vai apoiar uma eventual recandidatura do Presidente da República, o deputado único do PAN declarou que "ainda é cedo para responder a essa questão" e assinalou "nunca" ter pensado no assunto. "Não sabemos se vamos ter candidato próprio ou não, mas queria reiterar a minha admiração pelo Presidente da República, que tem sido bastante construtivo e não tem contribuído, como o seu antecessor, para a crispação política", rematou, admitindo, contudo, não ter votado em Marcelo Rebelo de Sousa na eleição presidencial de 2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+