Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Helicóptero de combate a incêndios cai na Pampilhosa da Serra. Há um ferido ligeiro

04 set, 2019 - 11:22 • Redação com Lusa

Aparelho despenhou-se instantes depois de ter descolado, tendo caído ainda na helipista.

A+ / A-

Um helicóptero de combate a incêndios caiu na Pampilhosa da Serra. A informação é confirmada à Renascença por fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra.

A bordo do aparelho seguiam seis pessoas, uma ficou ferida sem gravidade. O ferido é um militar do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro da GNR.

A mesma fonte explica que o helicóptero despenhou-se instantes depois de ter descolado, tendo caído ainda na helipista.

O alerta foi dado às 10h50. Para já não são conhecidas as razões que estiveram na origem do incidente.

A Proteção Civil anunciou, entretanto, que vai abrir um inquérito para apurar as causas da queda do aparelho.

O helicóptero acidentado sofreu "danos materiais significativos" e vai ser "substituído nas próximas duas horas", indicou ainda a Proteção Civil, referindo que este meio aéreo foi mobilizado para o combate a um incêndio no concelho de Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

O acidente vai ser investigado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

Questionado sobre o acidente, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, adiantou que o aparelho, no qual seguia a equipa de proteção e socorro da GNR, registou "problemas técnicos" ao levantar voo.

"Não há feridos com gravidade. Há apenas um militar que está em avaliação clínica para se apurar se tem entorse ou fratura", precisou o ministro aos jornalistas, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide, concelho de Oeiras (distrito de Lisboa).

Eduardo Cabrita acrescentou que até ao final da manhã o helicóptero (acidentado) seria "substituído por outro aparelho", razão pela qual não haverá qualquer baixa de meios no dispositivo aéreo de prevenção aos incêndios florestais.

Com este acidente, contabilizam-se pelo menos quatro desastres com helicópteros de combate a incêndios durante este ano, depois de se terem registado situações em Tomar, distrito de Santarém (Castelo do Bode), na barragem do Beliche, no Algarve, e no Sabugal, distrito da Guarda.

[notícia atualizada às 13h09]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+